Exposições

ABERTURA | GERALDO MARCOLINI & RAPHAEL ESCOBAR

blog.Category.None

ABERTURA | GERALDO MARCOLINI & RAPHAEL ESCOBAR

Geraldo Marcolini, Blue Maracanã, acrílica sobre tela, 180 x 250 cm, 2012

GERALDO MARCOLINI | toner
No dia 21 de setembro, às 12h, a Zipper Galeria promove a abertura de toner, individual de Geraldo Marcolini. Na mostra, trabalhos produzidos com acrílica sobre tela que dialogam com a tradição da pintura de paisagens.


O título da exposição alude, ironicamente, ao material utilizado como referência pelo artista: em sua maioria, reproduções digitais impressas a laser. A exposição fica em cartaz até o dia 12 de outubro.


Para além de representar lugares seguindo a tradição da paisagem, em toner Geraldo Marcolini trata o espaço em sua concretude física: é preciso afastar-se, tomar distância, percorrer o espaço para que a pintura aconteça. Com o movimento do espectador, paisagens aparecem e desaparecem, convocando o aparato perceptivo a entrar em sintonia com a crença de que uma tela pode (ou não) representar a profundidade do espaço.


toner é um convite do artista à apreciação da crueza da paisagem, de seus aspectos físicos e dos impactos que eles, sem estarem atrelados a subjetividades em um primeiro momento, podem causar. “Muitas vezes uma imagem me interessa apenas pela sua precariedade gráfica, ou um desgaste, uma indefinição que ocasione possibilidades interessantes”, explica Marcolini.


Geraldo Marcolini
Artista fluminense, Geraldo Marcolini é formado pela Schoolof Visual Arts, de Nova York. Entre as mostras coletivas mais recentes destacam-se “Jogos de Guerra” (2010, Memorial da América Latina, em São Paulo, e 2011, Caixa Cultural, Rio de Janeiro), “Investigações Pictóricas” (2009, MAC-Niterói), Nano Stockholm (2005, Studio 44, Estocolmo, Suécia), XXVII Bienal Internacional de São Paulo: Expedição Rio-Amazonas (2006, Pavilhão do Ibirapuera, São Paulo), “Chega de Chupar Essa Xepa” (2004, NeueDokumente, Berlim, Alemanha), “Manifestação – Mostra SESC de Artes e Latinidades” (2003, SESC, São Paulo), “Quarentena de Artes Açúcar Invertido” (2002, Funarte, Rio de Janeiro), “Atrocidades Maravilhosas: Panorama da Arte Contemporânea” (2001, MAM, Rio de Janeiro).


ZIP’UP
RAPHAEL ESCOBAR | ÁREA DE CONFLITO
Com curadoria de Paula Borghi e coordenação de Mario Gioia, o projeto Zip’Up apresenta Área de Conflito, individual de Raphael Escobar. Na mostra, vídeos de intervenções realizadas pelo artista nas sinalizações de trânsito de vias públicas. Os trabalhos são produzidos a partir de imagens capturadas por câmeras de segurança que disponibilizam suas imagens online.


QUANDO?
De 21 de setembro a 12 de outubro
Abertura: 21 de setembro, das 12h às 17h
Segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábados, das 11h às 17h

Related news

Images