Exposições

[Sábado] Aberturas: Ricardo van Steen & Victor Lema Riqué

blog.Category.None

[Sábado] Aberturas: Ricardo van Steen & Victor Lema Riqué

Céu 06, aquarela sobre papel, 140 x 140 cm, 2013

Ricardo van Steen | Noir
Neste sábado, 18 de maio, das 12h às 17h, a Zipper promove a abertura de Noir, individual de Ricardo van Steen. O artista apresenta aquarelas inéditas, inspiradas em imagens encontradas na internet, que reproduzem diferentes céus.


A busca por uma perspectiva do além-céu foi o ponto de partida para a série de trabalhos. “Há um ano escrevo quase todos os dias no Google os termos “sobre as nuvens”, “above the clouds”, “au dessous des nouages”, “sopra le nuvole”. Selecionei registros que me trouxessem uma nova dimensão em relação ao céu – estes, por sua vez, me abriram inúmeros horizontes de possibilidades.


Ricardo van Steen
É artista multidisciplinar e, desde 1980, atua como fotógrafo, pintor e designer e cineasta. Já dirigiu documentários sobre arte, curta-metragens e um longa sobre a vida do artista, cantor e compositor Noel Rosa. Entres as principais exposições, destaque para Ricardo van Steen, Galeria Paulo Figueiredo; Memos, Galeria Millan; SX70, Galeria Vermelho; Situ/ação- Vídeo de Viagem, Paço das Artes.


Victor Lema Riqué | A Direção do Vento Predominante II
No projeto Zip’Up, Victor Lema Riqué apresenta A Direção do Vento Predominante II. Com curadoria de Juliana Monachesi e coordenação de Mario Gioia, a mostra apresenta uma série de seis desenhos em carvão sobre papel realizados entre 2012 e 2013. Também compõem a exposição um trabalho em carvão e tinta acrílica sobre tela e o conto Além do Ângulo.


As obras, marcadas pelo intenso contraste de preto e branco, levam a reflexões que vão além daquilo que se vê. “Depois de um primeiro plano plástico, talvez existam outras superfícies e paradoxos para investigar”, afirma o artista.


Victor Lema Riqué
Artista plástico e multimídia, Victor Lema Riqué é formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ao longo de sua carreira, realizou diversas mostras individuais e coletivas em países da Europa, América Latina e nos Estados Unidos. Entre os programas de residência mais recentes dos quais participou, destaque para o Artist Links (2008, British Council, Inglaterra), Rumos Vídeo Dança (2009, Itaú Cultural, São Paulo) e Spike Island Contemporary Art Center (2009, Inglaterra).


Quando?
Abertura: 18 de maio, das 12h às 17h
Em cartaz até 15 de junho de 2013
Segunda a sexta, das 10h às 11h
Sábados, das 11h às 17h


Onde?
Rua Estados Unidos, 1494
São Paulo-SP
+55 11 4306-4306
Como chegar


 


 

Related news

Images