Exposições

ÚLTIMA SEMANA: MARCELO AMORIM & GARAPA

blog.Category.None

ÚLTIMA SEMANA: MARCELO AMORIM & GARAPA

Marcelo Amorim e Garapa: de 18 de fevereiro até 15 de março

MARCELO AMORIM | PRIMEIRA LEITURA
CURADORIA: PAULO GALLINA

Até 15 de março a Zipper Galeria apresenta a exposição Primeira Leitura, de Marcelo Amorim. Com curadoria de Paulo Gallina são exibidos trabalhos que dão continuidade a pesquisa do artista que faz da apropriação e da prática de colecionar imagens a estrutura de sua poética.


Os desenhos e fotografias foram encontrados por Marcelo Amorim em suas constantes visitas a sebos de livros, bazares e lojas de segunda mão. Através deles, o artista levanta questões sobre as possibilidades de processamento e significação.

“Essas construções de Marcelo Amorim explicitam um procedimento moralizante transmitido para as gerações mais jovens através do livro. Discutindo este suporte que, esperamos, guarda o conhecimento, Marcelo Amorim tenciona as leituras indicadas pelos autores, dos quais se apropria de desenhos e as frases, para assim dar a ver paradigmas repressores disfarçados como aceitação do outro”, analisa Paulo Gallina.
 


Marcelo Amorim
Natural de Goiânia (1977), iniciou seus estudos sobre fotografia na Universidade Católica de Goiás com Rosary Estevez. Integrou o grupo de acompanhamento de processos artísticos com Juliana Monachesi e Guy Amado e participou do Ateliê Fidalga, grupo de pesquisa coordenado por Albano Afonso e Sandra Cinto. Desde 2009, dirige o Ateliê 397, espaço independente de arte contemporânea.

Entre as principais exposições, destaque para As tramas do tempo na arte contemporânea: estética ou poética? (Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, 2013), Os Melhores Venenos (Galeria Alvarez, Porto Portugal, 2012), Abre Alas 8 (A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, 2012), Jogos de Guerra: confrontos e convergências na arte contemporânea brasileira (Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2011), Paralela 2010 // A contemplação do mundo (Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, 2010) e Missing (Centro Cultural São Paulo, 2008).


GARAPA | FICÇÃO GEOGRÁFICA
CURADORIA: ÁGATA | COORDENAÇÃO: MARIO GIOIA

O espaço Zip’Up recebe Ficção Geográfica, da Garapa. Com curadoria do Ágata, a exposição coloca em diálogo trabalhos desenvolvidos pela Garapa no ano de 2013 e que problematizam a imagem que se encontra na fronteira entre o documento e a ficção. A Margem, Calma, Dissonante, vago e o inédito Doble Chapa, partem de fatos históricos ou culturais. Embora imbuídos de contextos concretos, ultrapassam os seus sentidos originais e alcançam um território onde a dúvida impera sobre as certezas irrompidas pelas imagens e textos. Resta ao observador se questionar sobre a veracidade das narrativas multimídia propostas pela Garapa e a imparcialidade que as imagens parecem ter.

GARAPA
Fundada em 2008 pelos jornalistas e fotógrafos Leo Caobelli, Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes, a Garapa tem como objetivo pensar e produzir narrativas visuais, integrando múltiplos formatos e linguagens, pensando a imagem e a linguagem documental como campos híbridos de atuação. Entre as exposições mais recentes, destaque para Calma, I FotoBienalMASP (Museu de Arte de São Paulo, 2013), A Margem (Centro Cultural São Paulo, 2012), Mulheres Centrais, Geração 00 (SESC Belenzinho, São Paulo, 2011), Morar, O Espaço que Guardamos em Nós (Museu da Imagem e do Som, São Paulo, 2011). Em 2009 e 2012, venceram o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia e, em 2011, o III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.

ÁGATA
Formado por Camila Martins, Juliana Biscalquin e Luciana Dal Ri, o Ágata é um encontro de afinidades. Um coletivo multidisciplinar que identificou na fotografia um vasto campo para a pesquisa e produção artística. Atualmente, o coletivo desenvolve uma pesquisa sobre o processo criativo de fotógrafos contemporâneos na residência em fotografia do LABMIS, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Além de escrever a coluna Fissuras para a revista Old.

QUANDO?
Até 15 de março de 2014
Segunda a sexta das 10h às 19h; sábados das 11h às 17h
Grátis/ Livre

Related news