Exposições

DANIEL ESCOBAR | CCSP

blog.Category.None

DANIEL ESCOBAR | CCSP

Daniel Escobar: III Mostra do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo

A partir do dia 30 de novembro, às 11h, a Galeria Olido promove a III Mostra do Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo (CCSP). O Programa de Exposições apresenta mostras individuais simultâneas de artistas selecionados ou convidados pelo CCSP.

Dentro da programação Daniel Escobar é destaque com Paredes Falsas, em que reúne um conjunto de obras inéditas, incluindo a instalação que dá nome ao projeto. A III Mostra apresenta também os artistas Keyla Sobral, Maíra das Neves, Pedro Wirz, Newton Goto, Thiago Gonçalves, Carla Zaccagnini e a dupla Luciana Ohira e Sérgio Bonilha.

Trabalhos apresentados
As aparentes dicotomias exterior-interior em Paredes Falsas (2013), comunicação-contemplação em Permeável (Perto Demais)(2012) e tudo-nada em Aposta (2013) parecem tratar-se de um chequemate dialético, mas não.

“Os três trabalhos apresentados somam intercursos cruzados entre si, dentro da narrativa expositiva, e para além-muros, numa narrativa da burocratização da espontaneidade que costura nossas relações na e com a cidade contemporânea”, explica Escobar.

As estruturas arquitetônicas provisórias do outdoor publicitário com o painel temporário do espaço expositivo das Paredes Falsas iluminam a equivalência do ato de contemplação ao de consumo da arte.

Permeável (Perto Demais) consiste em camadas de imagens fúteis – a partir de imagens excedentes de empresas de colagens de cartazes em outdoors – perfuradas e sobrepostas de modo a interromper a funcionalidade imediatista e histérica das imagens publicitárias, criando uma paisagem de representações carregadas de silêncio sinuoso.

O “painel eletrônico” estático de Aposta, que alude ao enriquecimento fácil ao alcance de qualquer jogador, sugere que a própria vida tornou-se uma grande loteria: numa sociedade de contornos políticos de favoritismos, elitismos e privilégios concedidos a alguns, o mérito não tem lugar; a sorte vira um elemento determinante na condução da vida, atrofiando a capacidade do livre-arbítrio.

QUANDO?
A partir de 30 de novembro
Até 24 de fevereiro de 2014
Terça a sábado, das 13 às 20h
Domingos, das 13h às 19h
Entrada Gratuita

ONDE?
Galeria Olido
Av. São João, 473 – 1º andar
Centro, São Paulo –SP
+5511 3331-8399

Related news

Images