Exposições

DANIEL ESCOBAR, JAMES KUDO, JOÃO CASTILHO | ECCO, DF

blog.Category.None

DANIEL ESCOBAR, JAMES KUDO, JOÃO CASTILHO | ECCO, DF

Convite

Decifrações é uma coletiva que se baseia nas relações entre a escrita e as artes visuais, que podem se manifestar em variadas linguagens, suportes e abordagens. A curadoria é de Mario Gioia. 

Com abertura prevista para 15 de abril, no Espaço Cultural Contemporâneo (ECCO), terá obras de dez artistas, de diferentes gerações e estilos, explorando o campo ampliado da palavra e da imagem. O título se fundamenta no 11º capítulo de A Escrita, de Vilém Flusser. “Decifrar é selecionar o conteúdo de seus recipientes”, escreve o filósofo checo (1920-1991).

Acerca das surpreendentes junções entre códigos, superfícies, ensaios, croquis, ideias e esboços dos universos imagético e das letras, o conjunto de artistas investiga tais áreas de modo contemporâneo, por meio da fotografia, da instalação, do desenho e do objeto, entre outros meios.
 


Artistas
Artur Barrio
Daniel Escobar
Daniel Senise
Gauthier d’Ydewalle
James Kudo
João Castilho
Leila Danziger
Lucas Simões
Luciana Paiva
Renata Cruz
Virgílio Neto  

Mario Gioia
Graduado pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), coordena pelo quarto ano o projeto Zip'Up, na Zipper Galeria, destinado à exibição de novos artistas e projetos inéditos de curadoria. Em 2013, assinou por tal projeto as curadorias das individuais de Ivan Grilo, Layla Motta, Vítor Mizael, Myriam Zini e Camila Soato. No mesmo ano, fez as curadorias da coletiva Ao Sul, Paisagens (Bolsa de Arte de Porto Alegre) e das intervenções/ocupações de Rodolpho Parigi e Vanderlei Lopes na praça Victor Civita/Museu da Sustentabilidade, em SP. Foi repórter e redator de artes e arquitetura no caderno Ilustrada, no jornal Folha de S.Paulo, de 2005 a 2009, e atualmente colabora para diversos veículos, como a revista Select. É coautor de Roberto Mícoli (Bei Editora), Memória Virtual - Geraldo Marcolini (Editora Apicuri) e Bettina Vaz Guimarães (Dardo Editorial, ESP). Faz parte do grupo de críticos do Paço das Artes, instituição na qual fez o acompanhamento crítico de Black Market (2012), de Paulo Almeida, e A Riscar (2011), de Daniela Seixas. É crítico convidado do Programa de Fotografia 2012/2013 e do Programa de Exposições 2014 do CCSP (Centro Cultural São Paulo).  


QUANDO?
A partir de 15 de abril

ONDE?
Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO
Shopping Iguatemi - Loja 143 - 1º piso
SHIN CA4 - Lago Norte
www.eccobrasilia.com.br 

Related news

  • Feb. 27, 2012, 10:19 a.m.

    Pedro Varela no Espaço Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

    Link para a notícia
  • Dec. 14, 2015, 2:38 p.m.

    Pedro Varela na mostra "O Dia se Renova Todo Dia", na DotArt Galeria

    Link para a notícia
Images