Exposições

Fernando Velázquez @ Expo Emoção Art.ficial 6.0

blog.Category.None

Fernando Velázquez @ Expo Emoção Art.ficial 6.0

Fernando Velázquez, Você não está aqui

Aos poucos, a imagem de uma mostra de arte e tecnologia com computadores, mouses, fios e uma série de outros aparatos para a interatividade foi se transformando. “Emoção Art.ficial”, exposição bienal que o Itaú Cultural realiza há 10 anos e dedicada a apresentar obras criadas a partir da interface digital e tecnológica, chega agora à sua 6.ª edição.


Fernando Velázquez participa da mostra Você Não Está Aqui, que discute a paisagem no tempo da produção de imagens mediadas por dispositivos portáteis, aplicativos de celular, recursos de geolocalização. Propõe uma experiência cinemática para a era do “homem sem a câmera”, na qual o público é convidado a construir cidades (ou reeditar os caminhos percorridos pelos artistas em diferentes lugares) a partir de um banco de dados. A paisagem é visualizada num dispositivo de 360º que acompanha a movimentação dos visitantes, deslocando o “norte” em função das pessoas e desconstruindo a incessante marcação de posicionamento que a cultura dos GPSs tem imposto.


Giselle Beiguelman é midiartista e professora universitária. Atua nas áreas relacionadas à criação e crítica de artemídia. Suas obras incluem intervenções em espaços públicos, projetos em rede e imagem digital. É professora da FAU/USP, editora da revista seLecT e autora de Nomadismos Tecnológicos (com Jorge La Ferla), 2011, entre outros. .


Fernando Velázquez é artista multidisciplinar. Suas obras incluem vídeos, instalações e objetos interativos, e performances audiovisuais. Doutorando em comunicação e semiótica (PUC/SP), participou da Bienal do Mercosul (2009), da WRO Biennale (Polônia, 2011), do Mapping Festival (Suíça, 2011), entre outros. Ganhou o Prêmio Sergio Motta (Brasil, 2009) e o Vida Artificial (Espanha, 2008).


Quando?


Aberturas: Sábado 26 de Maio, das 14h às 18h
De 31 de Maio a 29 de Julho, 2012.
Terça a sexta-feira das 09h às 20h
Sábado, domingos e feriados das 11h às 20h


Onde?
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, São Paulo, SP
Veja como chegar
+ 55 11 2168 1777

Related news