Exposições

Jardineiro André Feliciano @ MAM-SP

blog.Category.None

Jardineiro André Feliciano @ MAM-SP

Convite

O Museu de Arte Moderna de São Paulo inova mais uma vez e consolida uma nova linha curatorial, que coloca a gastronomia como vertente de criação artística pela primeira vez dentro de um museu. Sob curadoria de Felipe Chaimovich e Laurent Suaudeau, os Encontros de Arte e Gastronomia trazem duplas formadas por chefes e artistas visuais de renome para criar experiências artístico-degustativas na Sala Paulo Figueiredo. Cada dupla ocupa o espaço de terça-feira a sábado, da forma como acharem melhor durante o horário de funcionamento do MAM (das 10h às 18h). A abertura acontece no dia 3 de setembro, a partir das 20h, e as duplas trabalham de 4 de setembro até 10 de novembro.


A comida e as situações de encontro ao redor da mesa – a comensalidade, compreendida como companhia para refeições – tem sido utilizada por diversos artistas contemporâneos como subsídio poético para obras de arte. O MAM tem buscado pesquisar estas vertentes e, assim, apresentou recentemente misturas envolvendo todos esses campos; em relação à gastronomia, as mostras Ecológica e Festival de Jardins do MAM no Ibirapuera, ambos em 2010, tiveram a comida como temática. A partir desses precedentes, concebeu-se a mostra, na qual se busca promover as visões artísticas de cozinheiros e artistas contemporâneos: a cada semana, um cozinheiro e um artista desenvolverão uma experiência artístico-gastronômica em conjunto, somando suas competências específicas, diante do público. As duplas contarão também com uma horta de temperos cultivada na Escola Municipal de Jardinagem.


Não há premissas estabelecidas. Cada grupo poderá atuar livremente dentro das condições da cozinha montada na Sala Paulo Figueiredo, o que confere bastante liberdade de criação. A Electrolux trouxe da Europa uma cozinha altamente tecnológica composta de dois módulos em aço que incluem fogão com aquecimento por indução e coifa integrada, que impede que a fumaça produzida pelo cozimento vaze para o espaço expositivo, além de grill, pia com água encanada e refrigerador horizontal para procedimentos que necessitam de congelamento rápido. Assim, desde as receitas mais delicadas de pâtisserie como as carnes que precisam de precisão e tempo de cozimento poderão ser preparadas com a mesma eficiência.


A plateia será instalada na parede oposta à cozinha, numa arquibancada própria para acompanhar todos os movimentos realizados na cozinha. Esses serão totalmente registrados por câmeras instaladas no espaço expositivo, e alguns clipes dessas intervenções poderão ser assistidos via Facebook e Youtube (endereço do Facebook do MAM no serviço). Segue lista completa dos participantes abaixo:


CRONOGRAMA


1) 4/9 a 8/9: Léo Filho (Hotel do Frade, Angra dos Reis) e coletivo Opavivará (Rio)
2) 11/9 a 15/9: Rodrigo Oliveira (Mocotó, SP) e Matheus Rocha Pitta (Rio)
3) 18/9 a 22/9: José Barattino (Hotel Emiliano,SP) e Laura Lima (Rio)
4) 25/9 a 29/9: Amanda Lopes (Girarrosto, SP) e Caetano Dias (Salvador)
5) 2/10 a 6/10: Henrique Fogaça (Sal, SP) e Marco Paulo Rolla (BH)
6) 9/10 a 13/10: Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto, SP) e Rodrigo Bueno (SP)
7) 16/10 a 20/10: Tsuyoshi Murakami (Kinoshita, SP) e Regina Silveira (SP)
8) 23/10 a 27/10: Maria do Céu (Centro de Gastronomia do Amazonas, Manaus) e Amilcar Packer (SP)
9) 30/10 a 3/11: Renato Carioni (Cosi, SP) e Jardineiro André Feliciano (São Paulo)
10) 6/11 a 10/11: Philippe Brye (Traiteurs de France, Rio) e Rochelle Costi (SP)


Onde?
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque do Ibirapuera, portão 3
Sala Paulo Figueiredo
+ 55 11 5085-1300
Mais informações 

Related news