Exposições

João Castilho @ 1500 Gallery

blog.Category.None

João Castilho @ 1500 Gallery

João Castilho, Disruption

Em exposição na 1500 Gallery, João Castilho exibe fotografias que abordam ocupação humana e interferências na paisagem


A 1500 Gallery abre a exposição Disruption, de João Castilho, exibindo 15 fotografias de duas séries distintas, tendo em comum o tema da ocupação do espaço, o qual é trabalhado pelo artista através do deslocamento de objetos pertencentes a determinado lugar com a intenção de produzir suas obras.


Em Disruption, o artista utiliza seu método de produção como linguagem visual. “Diante de algo vazio, ou esvaziado, tem-se o deslocamento de elementos que fazem parte daquele mesmo universo. No primeiro caso, de corpos humanos, que são deslocados e posicionados para a câmera. No segundo, de temperos, da região, que também são deslocados e dispostos com o objetivo de se fazer uma fotografia”, explica João Castilho.


Na exposição acontece ainda o lançamento do livro Scopic Drive, com fotografias baseadas na “pulsão escópica”, termo dado por Jacques Lacan a um conceito psicanalítico trabalhado por Sigmund Freud, que trata da visão como fonte de libido. Nesse ensaio, João produziu imagens geradas por webcams e capturadas diretamente da tela de seu computador, com cenas de voyeurismo e exibicionismo.


As duas séries de Disruption e o livro Scopic Drive correspondem a três tendências que vem sendo desenvolvidas por João Castilho no atual momento de sua trajetória: “um trabalho mais documental dentro de uma perspectiva imaginária, um trabalho de intervenção na paisagem, e um trabalho com imagens precárias oriundas da internet”, descreve o fotógrafo.


Curadoria: Alex Bueno de Moraes


Quando?
Abertura : 03 de outubro de 2012, quarta-feira, às 18h
04 de outubro de 2012 a 26 de janeiro de 2013
Terça a sábado, das 12h às 18h


Onde?
1500 Gallery – www.1500gallery.com
511 West 25th Street, #607, New York, NY
Tel.: +1.212.255.2010

Related news