Exposições

MARCELO AMORIM e BRUNO KURRU NO ELEFANTE CENTRO CULTURAL EM BRASILIA

blog.Category.None

MARCELO AMORIM e BRUNO KURRU NO ELEFANTE CENTRO CULTURAL EM BRASILIA

brunokurru

Convidamos para a abertura da exposição “Como desenhar crianças”, do artista Marcelo Amorim (SP), a realizar-se no dia 25 de março, quarta-feira, da 19h às 22h, no Elefante Centro Cultural, em Brasília-DF. Durante a abertura, será lançado o livro "Primeira Leitura”. A publicação contém a obra de Marcelo Amorim com imagens de seus principais trabalhos. A compilação, organizada por Paulo Gallina, reúne textos de Camila Fialho, Carla Zaccagnini, Carolina Soares, Clarissa Diniz, Daniela Castro, Henrique Siqueira, Nancy Betts, Paulo Gallina e Thais Rivitti, escritos entre 2007 e 2014, por ocasião de mostras em galerias e instituições. A obra é uma co-edição do Ateliê397 e da Zipper Galeria.


Os trabalhos de Marcelo Amorim chamam atenção à necessidade de adequação dos indivíduos à cultura predominante, sugerindo a atuação cultural como manipulação de massa. Marcelo se apropria de imagens para trazer à tona mecanismos perversos da educação formal.


Também no dia 25 de março, será aberta mostra do artista Bruno Kurru (SP), que constrói um novo recorte do projeto [Não diz o que somos, mas aquilo que estamos em vias de diferir; não estabelece nossa identidade, mas a dissipa em proveito do outro que somos, 2014], apresentado na Trienal de Artes Frestas, em Sorocaba-SP. Como desdobramento, o artista propõe uma exposição de caráter processual, por meio do estabelecimento de zonas temporárias de intercâmbio, um circuito de encontros e trocas, uma vez que a mostra ocorrerá em um ambiente de residência artística.


Indicado ao premio PIPA 2015, Kurru articula em seus trabalhos, camadas de imagens e escritos como estratégia para a construção de sua poética, mantendo reflexões contínuas sobre a ocupação do espaço, seja ele a superfície da pintura, seja o espaço real. Porém, ao suplantar uma carga ideológica, o artista desloca a função social do discurso, invertendo os sujeitos – alvo e disparador – das ações políticas. As palavras e as imagens não apontam caminhos. Pelo contrário, questionam a todo o momento o lugar do sujeito, quer no interior de sua instalação, quer no mundo. Bruno realiza, assim, uma espécie de investigação das características que regem a organização poética da existência.


A realização das mostras de Marcelo Amorim e Bruno Kurru em Brasília é fruto da parceria entre a Zipper Galeria, o Atelie397 e o Elefante Centro Cultural, com vistas a propor novas possibilidades de diálogo e de intercâmbio entre artistas, curadores e instituições de São Paulo e do Distrito Federal.


A primeira etapa da parceria, ocorrida em São Paulo de janeiro a fevereiro de 2015, teve como ponta-pé inicial a mostra individual "Traços de Impermanência", de Matias Mesquita (artista carioca e residente em Brasília, co-fundador do Elefante Centro Cultural) na Zipper Galeria. A abertura da exposição do artista foi acompanhada de um bate-papo aberto no Atelie397.


Sobre o Elefante Centro Cultural


O Elefante Centro Cultural é um espaço de arte autônomo localizado em Brasília (DF), no qual artistas, curadores e pesquisadores são convidados a desenvolver seus projetos de produção contemporânea.


Sobre o Ateliê397


O Ateliê397 é um espaço de intervenção cultural no circuito das artes, que promove ações inovadoras e incentiva a formação de outros olhares para a produção contemporânea. Cria, fomenta e divulga ações, obras e pensamentos artísticos experimentais no campo das artes plásticas.


Sobre a Zipper Galeria


Da fotografia à gravura, passando pela pintura, escultura, vídeo, desenho e instalação, a galeria representa artistas de expressões singulares. Liderada por uma equipe jovem e orientada por Fabio Cimino, atuante no mercado há décadas, a galeria busca unir curadores, artistas e colecionadores de sua geração.


SERVIÇO:


BRUNO KURRU | Residência artística, diálogos abertos e exposição in progress


MARCELO AMORIM | Exposição “Como desenhar crianças” e lançamento do livro “Primeira Leitura”


Data e horário: 4a.feira, 25 de março, das 19h às 22h


Local: Elefante Centro Cultural Endereço: SCLRN 706, Bloco C, Loja 45. Asa Norte, Brasília, DF Fones: (61)3541-3146 e (61)9369-5003


Período Expositivo: de 26 de março a 25 de abril de 2015


Horários de visitação: Terça a sexta-feira, das 14h30 às 19h30


Sábado, das 15h às 18h ou agente seu horário pelo fone ou whatsapp (61)9369-5002

Related news

Images