Exposições

MARCELO TINOCO | NOVO ARTISTA REPRESENTADO PELA ZIPPER GALERIA

blog.Category.None

MARCELO TINOCO | NOVO ARTISTA REPRESENTADO PELA ZIPPER GALERIA

Renascimento (da série Histórias Naturais), impressão digital em papel de algodão, 110 x 174 cm, 2012

Marcelo Tinoco é o novo artista representado pela Zipper Galeria. Fotógrafo, ele foi introduzido nesse universo por sua mãe, a fotógrafa documentarista Dulce Soares. Desde pequeno já frequentava os laboratórios de fotografia P&B e diversos cursos de fotografia. Formado em Artes plásticas pela FAAP-SP, possui estúdio próprio desde 1995, atuando na área editorial, campanhas publicitárias e em livros de arte. A partir de 2009, começou a se dedicar exclusivamente a fotografia autoral e pesquisa para o aprimoramento de seu trabalho artístico – e desde 2010 expõe sua produção no Brasil e no mundo.


“Suas imagens são assumidamente manipuladas ao criar paisagens cenográficas e cenas idílicas do campo e das cidades, são fotografadas dramáticas, fantasiosas, que nos confundem ao não definirem exatamente a época ou a data da cena e do acontecimento. Tem uma beleza extraordinária na artificialização dessas paisagens e cenas que poderiam estar lado a lado com uma pintura”, comenta o curador Ricardo Resende.


Entre as exposições mais recentes estão Timeless (2013, II Mostra do Programa de Fotografia, CCSP Centro Cultural São Paulo), 38º Salão de Arte de Ribeirão Preto (2013, MARP), Nova Fotografia (2012, MIS - Museu da Imagem e do Som, São Paulo). No 45º Salão de Piracicaba (2013) a foto Diorama Rio recebeu o Prêmio Aquisição.


Atualmente está em cartaz na I FotoBienal MASP/Pirelli, com curadoria de Ricardo Resende, onde apresenta quatro fotografias da série Histórias Naturais: Lagoa dos Patos, Diorama Rio, Loch e Renascimento; e dois trabalhos da série Timeless: Domingo e Para Caneletto.

Related news

Images