Exposições

ABERTURA | Pedro Varela & Myriam Zini

blog.Category.None

ABERTURA | Pedro Varela & Myriam Zini

Pedro Varela, Sem título, acrílica sobre tela, 90 x 180 cm, 2013

Neste sábado, 19 de outubro, a Zipper Galeria inaugura a exposição individual de Pedro Varela. O artista apresenta obras em diferentes suportes, buscando uma sinergia entre pintura, instalação, escultura e desenho, sendo este último o eixo central de expansão de seu pensamento artístico.


Pedro Varela dá continuidade ao vocabulário pictórico que vem explorando desde 2011, especialmente o universo exibido no MAM/RJ, na mostra Tropical. Construídos, sobretudo, em tons variados de azul, que por vezes se mesclam com outras cores, os trabalhos provocam a ambígua sensação de um mundo ora submerso, ora flutuando.


As pinturas e desenhos, de perspectiva irreal, truncada, apresentam objetos amontoados e emaranhados, que são realizados com um jogo de claro-escuro que simula técnicas de representação pré-modernas e de desenho. A combinação desses elementos cria estranhamento e confunde o espectador, que, num olhar menos atento, acredita ser uma paisagem realista. Com um olhar mais cauteloso, contudo, nota-se a impossibilidade do universo retratado.


Pedro Varela
Nascido em Niterói, em 1971, vive e trabalha em Petrópolis. Virtuose do desenho, formou-se em gravura pela escola de Belas Artes da UFRJ, em 2005, e já expôs em diversas galerias do Rio de Janeiro, México e Chile. Entre as individuais mais recentes estão Pedro Varela (Xippas, 2013, Montevidéu, Uruguai), Arcos Dorados de Pintura Latinoamericana (ArteBA, 2013, Buenos Aires, Argentina), Nouvelles Indes (11 Bis Project Space, 2011, Paris, França), Tropical (MAM-RJ, 2012, Rio de Janeiro, Brasil), Cidade Flutuante (Paço das Artes, 2010, São Paulo, Brasil). Entre as coletivas, destaque para Gigante por Su Propia Naturaleza (Instituto Valenciano de Arte Moderno, 2012, Valência, Espanha), Chez Toi, Exposition Éphémère n°1 Art Contemporain Brésilien (SeeArt + Advisory, 2011, Paris, França), Arte Contemporânea e Patrimônio (Paço Imperial, 2008, Rio de Janeiro, Brasil).


Em 2013, para comemorar 160 anos de atividades, a icônica loja de departamentos Le Bon Marché Rive Gauche, em Paris, homenageou o Brasil. O projeto Le Brésil Rive Gauche contou com a participação do universo lúdico e psicodélico de Pedro Varela. O artista realizou uma intervenção nas vitrines da loja, com adesivos em vinil azul, amarelo, vermelho e verde – explorando as potencialidades da cor e do espaço.


ZIP’UP | MYRIAM ZINI
O projeto Zip'Up apresenta a individual Lacrimogêneo, da artista francesa, nascida no Marrocos, e radicada no Brasil Myriam Zini. Focada em sua extensa produção pictórica, espalhada por suportes variados - telas, jornais, madeiras, papeis, entre outros -, a mostra atesta a grande liberdade de criação da artista, que, tanto em grande escala como em formatos menores, explora com destacada gestualidade 'assuntos' pictóricos. Além disso, Zini extrai dos meios de comunicação de massa imagens de circulação maximixada que servirão de fundamento para sua figuração de forte trabalho cromático e matérico.


QUANDO?
Abertura: 19 de outubro, das 12h às 17h
Até 16 de novembro de 2013
Segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábado, das 11h às 17h

Notícias relacionadas

Imagens