Exposições

ART15 | Londres

blog.Category.None

ART15 | Londres

art15

A Zipper Galeria tem o prazer de anunciar sua participação na Emerge Section da feira Art15, curada por Jonathan Watkins, com uma série de pinturas do artista paulistano James Kudo.


A feira será realizada no Olympia Grand Hall no Kensington, de 21 a 23 de maio, trazendo 150 galerias de arte de 40 países. O evento é uma iniciativa do mesmo grupo que fundou a Art HK-Hong Kong International Art Fair, comprada pela Art Basel em 2011.


Kudo tem participado de exposições individuais e coletivas no Brasil, Japão, Coréia, EUA e Europa. Pela qualidade técnica impecável e pela vivacidade e contemporaneidade de seus trabalhos, foi um dos artistas selecionados para o livro 100 Painters of Tomorrow, by Kurt Beers in 2014.


Na série Oxímoros, que será exposta em Londres, Kudo acumula imagens fugazes e recolhe memórias desconectadas em pequenas obras que são como brasões ou escudos.


Oximoro é uma figura de linguagem que harmoniza dois conceitos opostos formando um terceiro. James Kudo é um criador de oximoros: nas suas colagens, pintadas à mão, as cores são estridentemente silenciosas e nas paisagens, docemente venenosas, tudo parece fixo - na eternidade do instante.


Seu trabalho se constrói em relatos, em que a ficção e a não ficção estão continuamente mescladas. São memórias imaginadas borrando a linha entre o real e o irreal. Ele relembra e revitaliza narrativas, transitando entre questões estéticas e ambientais. Viu a cidade-sonho de seus avós submergir nas águas, deixando um rastro de destruição e perdas. E viu surgir uma nova realidade, menos romântica - porém vibrante.


Na reconstrução de um painel de memórias, o artista cola fragmentos, opondo referências. Estabelece um equilíbrio flutuante dos elementos que aludem às suas vivências: a opressiva presença das comportas, a força cristalina da água e a memória afetiva dos piqueniques no rio. Elementos que afloram representados por signos criados pelo artista para encarná-los: os sólidos de falsa madeira, o degradé de azuis, os retalhos de xadrez.

Notícias relacionadas