Exposições

JOÃO CASTILHO E JAMES KUDO | 64º SALÃO DE ABRIL

blog.Category.None

JOÃO CASTILHO E JAMES KUDO | 64º SALÃO DE ABRIL

James Kudo e João Castilho no 64º Salão de Abril

Principal evento de artes plásticas do Ceará, o Salão de Abril completa 70 anos em 2013. Com curadoria de Ricardo Resende, diretor geral do Centro Cultural São Paulo, a mostra expõe trabalhos de 30 artistas – entre eles, James Kudo e João Castilho.


“Os critérios que nortearam as escolhas pautou-se pela originalidade, qualidades técnicas e conceituais dos trabalhos que abordam temas e questões que referenciam a contemporaneidade. Trata-se de um espaço de reflexão e estímulo à produção e ao circuito da arte contemporânea”, explica o curador Ricardo Resende.


James Kudo exibe uma instalação pensada especialmente para o evento, composta por esculturas de madeira e tinta acrílica.


João Castilho apresenta dois vídeos: Emboscada e Abismo – este último exibido pela primeira vez na Zipper Galeria, em março desde ano na exposição Caos-mundo. “Partindo do fundo, da escuridão, vemos uma embarcação, repleta de gente, se deixar levar pelo movimento das águas. A imagem associativa mais óbvia, para o Brasil, seria a dos caminhos da colonização, as referências indígenas ou os navios negreiros. E o barco segue em direção à câmera, como se estivéssemos diante de um intervalo no filme, de um frame intermediário na narrativa mais completa. Porém, não há inicio ou fim. Eis que estamos diante de toda a história, de história nenhuma, de um hiato, onde a relação entre título e imagem nos faz espectadores de um acontecimento que acaba por não acontecer”, comenta o crítico Marcelo Campos.


Sobre o 64º Salão de Abril
Nas sete décadas de existência e 63 edições, nomes importantes passaram por suas mostras. Em 2012, foram mais de 500 inscritos, o que o coloca o evento entre os mais bem-sucedidos e disputados Salões do País.


64º SALÃO DE ABRIL
QUANDO?
De 24 de agosto a 23 de novembro de 2013
Terça a sexta, das 9h às 18h
Sábado, das 10h às 18h
Entrada Gratuita


ONDE?
Sobrado Dr. José Lourenço
Dr. José Lourenço, 154 – Centro
Fortaleza, CE
+ 55 85 3105-1358 | 85 3105-1386
Mais informações: www.salaodeabrilfortaleza.com.br
(http://www.salaodeabrilfortaleza.com.br/)

Notícias relacionadas

  • 12 de Dezembro de 2012 às 12:00

    [Sábado 14-18h] Aberturas: Imagem Mi(g)rante & Projeto !wr?

    Link para a notícia
  • 6 de Novembro de 2013 às 11:03

    EXPOS: CAROLINA PONTE E CAMILA SOATO

    Link para a notícia
Imagens