Exposições

CATÁLOGO ZIP'UP 2013

blog.Category.None

CATÁLOGO ZIP'UP 2013

Catálogo Zip'Up 2013

Catálogo Zip’Up 2013 reúne as exposições apresentadas ao longo do ano passado: 

Nova Abstração Nova, Monica Tinoco
A Direção do Vento Predominante II, Victor Lema Riqué
Nem Todo Fato é Narrável, Ivan Grilo
Rastros, Layla Motta
Taxonomia, Vítor Mizael
Área de Conflito, Raphael Escobar
Lacrimôgeneo, Myriam Zini
Fuleragem Polissistêmica Nº05, Camila Soato

Idealizado por Fábio Cimino, a sala Zip’Up, no piso superior da galeria, é um espaço experimental reservado para receber novos artistas e curadores, nomes emergentes e talentos ainda não representados por galerias paulistanas.

O objetivo do projeto é manter a abertura a variadas investigações e abordagens, além de possibilitar a troca de experiência entre artistas, curadores e público. Desde a sua criação em 2011, o projeto é coordenado por Mario Gioia e recebeu 35 artistas e outros 2 curadores independentes. Ao final de cada ano, um livro-catálogo que resume as exposições realizadas é publicado e lançado na galeria.

Mario Gioia
Graduado pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), coordena pelo quarto ano o projeto Zip'Up, na Zipper Galeria, destinado à exibição de novos artistas e projetos inéditos de curadoria. Em 2013, assinou por tal projeto as curadorias das individuais de Ivan Grilo, Layla Motta, Vítor Mizael, Myriam Zini e Camila Soato. No mesmo ano, fez as curadorias da coletiva Ao Sul, Paisagens (Bolsa de Arte de Porto Alegre) e das intervenções/ocupações de Rodolpho Parigi e Vanderlei Lopes na praça Victor Civita/Museu da Sustentabilidade, em SP. Foi repórter e redator de artes e arquitetura no caderno Ilustrada, no jornal Folha de S.Paulo, de 2005 a 2009, e atualmente colabora para diversos veículos, como a revista Select. É coautor de Roberto Mícoli (Bei Editora), Memória Virtual - Geraldo Marcolini (Editora Apicuri) e Bettina Vaz Guimarães (Dardo Editorial, ESP). Faz parte do grupo de críticos do Paço das Artes, instituição na qual fez o acompanhamento crítico de Black Market (2012), de Paulo Almeida, e A Riscar (2011), de Daniela Seixas. É crítico convidado do Programa de Fotografia 2012/2013 e do Programa de Exposições 2014 do CCSP (Centro Cultural São Paulo).  

Notícias relacionadas