Exposições

Lugar Comum

blog.Category.None

Lugar Comum

Pedro Varela, Sem título, papel cortado montado sobre compensado, 100 x 80 x 160 cm, 2012 02

Mostrar lugares, vivências e perspectivas diferenciadas de Petrópolis, a partir da percepção de 16 artistas, tendo como elo a arte contemporânea. Essa é a ideia central da mostra inédita Lugar Comum, que reúne esculturas, fotos, vídeos, pinturas, desenhos e instalações sobre a Cidade Imperial, lugar que é comum a todos os nomes que participam da coletiva – entre eles, Pedro Varela e Carolina Ponte, ambos representados pela Zipper Galeria.


O curador Marcelo Campos explica que procurou congregar grupos diversificados, ativando a ideia de comunidade. “Destacamos três elementos que se apresentam nas obras expostas: o corpo, a casa e a cidade. Vemos, como uma grande colagem, o corpo exibir-se em afetos, em extensões, em tarefas e metamorfoses. Ao mesmo tempo, a casa, seus mobiliários e utensílios são rótulos de produtos afetivos. Mas vemos, sobretudo, a presença da cidade, em ruas, placas de cimento, em imagens aéreas, na arquitetura desequilibrada de basculantes e em construções de maquetes. Petrópolis se apresenta como lugar imaginado, não somente como 'modo de estar', ativando a necessidade de se projetar ao futuro".


Também participam da exposição: Adriane Guimarães, Andrea Brown, Cláudio Partes, Fernanda Lago, Glaucia Mayer, Jarbas Paullos, Katharina Welper, Luiz Áquila, Marcelo Lago, Marina Laet, Nelson Ricardo, Paulo Mendes Farias, Pedro Lago e Rosa Paranhos


Quando?
Até 31 de janeiro
Terças a sábados, das 10h às 17h
Domingos e feriados, 10h às 16h
Entrada: R$ 6 / R$ 3 (estudantes, idosos) / Grátis (Associados Sesc)
Classificação livre


Onde?
Sesc Quitandinha
Av. Joaquim Rolla, 2 - Petrópolis - RJ
(24) 2245-2020 - www.sescrio.org.br

Notícias relacionadas

Imagens