Exposições

ABERTURA | ADRIANA DUQUE

blog.Category.None

ABERTURA | ADRIANA DUQUE

Adriana Duque, de 18 de março a 12 de abril

No dia 18 de março, às 19h, a Zipper Galeria promove a abertura de Iconos, individual da artista Adriana Duque. Em cartaz até 12 de abril.

A partir de uma revisão contínua e obsessiva de retratos da Renascença e de cenas reais da pintura holandesa do século XVII, a artista reconstrói nas suas fotografias espaços nos quais se contrapõem: realidade e utopia, contexto rural e estereótipo de estrangeiro, que se projetam ao nosso imaginário a partir da literatura, ou mais especificamente, a partir do mundo delirante de contos de fadas. O texto de apresentação é de Eder Chiodetto.

As pequenas Marias, impávidas princesas vestidas, são capturadas através do artifício fotográfico em um espaço de natureza doméstica, a antiga cozinha camponesa, um cenário imemorial e comum, que desde sempre definiu o papel da mulher: que espera, gere, cozinha, alimenta, mas também que rende-se à promessa de um mundo ilusório, que vislumbra ao outro lado do espelho.

As imagens de Adriana Duque não têm a intenção de se referir a uma verdade. Não são o registro documental da vida, são uma manifestação de múltiplas preocupações e obsessões que trabalham e são implementadas por meio de uma lógica muito particular e talvez insondável.


Adriana Duque
Natural de Manizales, Colômbia (1968), Adriana Duque vive e trabalha em Bogotá. Entre as exposições individuais recentes, destaque para Infante (Galeria Horrach Moyá, Palma de Maiorca, 2010), Baroque Children (Museo Iglesia Santa Clara, Bogotá, 2009), De Cuento en Cuento (Museo de Arte Moderno de Medellín, 2005), Paisajes (Alianza Francesa, Bogotá, 2001). Exposições coletivas recentes estão Photoquai - Biennale de Photographie (Musée du Quai Branly, Paris, 2013), Desnudando a Eva (Instituto Cervantes, Madri, 2012), Fotografia Iberoamericana Contemporânea (Galeria El Museo, Bogotá, 2011), Sobre el Territorio: Arte Contemporáneo en Colômbia, (Cer Modern, Ancara, Turquia, 2011).

Sobre Eder Chiodetto
Jornalista, professor, curador e pesquisador de fotografia, Eder Chiodetto realizou, desde 2004, mais de 60 exposições no Brasil e no exterior. É também o curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006. É autor de O Lugar do Escritor (Cosac Naify); Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições SESC); Curadoria em fotografia: da pesquisa à exposição (E-book, Prêmio Marc Ferrez/Funarte); e German Lorca (Cosac Naify).

Notícias relacionadas