Exposições

Ricardo Rendón no MAM-México

blog.Category.None

Ricardo Rendón no MAM-México

Bosque Desnudo, de Ricardo Rendón

De 23 de janeiro a 23 de março, o Museo de Arte Moderno do México apresenta Bosque Desnudo, individual de Ricardo Rendón. O artista expõe uma instalação inédita produzida com troncos de árvores que o governo mexicano apreendeu através da fiscalização de desmatamento ilegal. 


“O projeto reforça a necessidade de atenção para a preservação dos recursos naturais. Por isso, fiz questão de revelar a origem das toras, pois acredito que abrem mais uma possibilidade de leitura do trabalho, para além do formalismo das peças”, destaca o artista.


“Entre as ideias fundamentais em torno do processo construtivo de Rendón estão presentes nessa instalação a maestria na manipulação do material e o reconhecimento do contexto para escolher o que e como se produz. Tudo isso é condensado nessas obras ondes as peças são testemunhas do próprio processo de produção”, afirma Graciela Kasep, curadora da exposição.


O projeto estabelece um diálogo com a linguagem arquitetônica enfatizando a conexão interior-exterior. Desta forma, é inevitável notar a reflexão que Rendón traz à tona: as relações entre o natural e o manuseio dessa condição bem como dessas contradições estéticas.


A exposição se configura para os visitantes como um espaço de livre circulação – entre o Bosque Desnudo construído pelo artista e o Bosque de Chapultepec, que abriga o museu desde 1964.


O processo de produção das peças e a montagem da exposição você confere aqui.


Quando?
De 26 de janeiro a 23 de março de 2013
De terça a domingo, das 10h15 às 17h30


Onde?
Mudeo de Arte Moderno
Paseo de la Reforma y Gandhi s/n.
Cidade do México
+55 5553-6233
www.mam.org.mx

Notícias relacionadas

Imagens