Conheça mais sobre o que é NFT e como funciona no mundo da Arte

Obra de arte totalmente digitalizada com segurança, confiança e credibilidade
Julho 22, 2021
Conheça mais sobre NFT
Conheça mais sobre NFT

Já pensou em adquirir obras de arte digitais autênticas com total segurança através de uma tecnologia já consolidada?

Ficou curioso? Então continue a leitura e saiba como o NFT (Non-fungible token) está inovando a compra de ativos digitais no mundo da arte.

 

O que você vai ver aqui:

  • O que é NFT?
  • Como o NFT garante a autenticidade de uma obra
  • Conheça algumas das principais transações NFT
    • Beeple
    • Nyan Cat
    • Bel Borba

 


 

 

O que é NFT?

A sigla "NFT" vem do termo em inglês Non-fungible token, ou, em tradução livre para o português, Token não fungível. Esse token funciona como um certificado digital, protegido por uma chave de uso exclusivo e pessoal, que utiliza a mesma tecnologia utilizada na criação das criptomoedas: a blockchain.

 

A palavra "fungível" descreve algo que pode ser substituído por outro da mesma natureza. Ficou confuso? Deixa que a gente explica. Dinheiro, por exemplo, é um token fungível, uma vez que não existe uma moeda ou uma cédula "autêntica". Todas elas são intercambiáveis e equivalentes; é possível trocar uma cédula de 5 reais por outra já que todas são iguais e têm o mesmo valor. Já o termo "não fungível" diz respeito a coisas que não possuem valor equivalente, mas sim valores próprios, específicos e individuais. Apesar de serem visivelmente iguais, uma obra de arte original e uma falsificada possuem valores diferentes. Não é possível trocá-las entre si. Cada obra, portanto, é única.

 

Como o NFT garante a autenticidade da obra?

Obras digitais como vídeos, imagens, GIFs, arquivos de sons são vinculadas a tecnologia do NFT, tornando-as, portanto, obras únicas e autênticas, e garantindo assim a exclusividade ao comprador. A autenticidade é garantida através da tecnologia do blockchain, assunto explicado mais profundamente nesse outro artigo: Autenticação de arte via Bloackchain

 

Por mais que pareça complexo, qualquer um pode ter acesso às diversas plataformas de venda de NFT na internet para obter ou até vender uma obra.

 

Conheça algumas das principais transações NFT

Beeple

A famosa casa de leilões britânica - a Christie's - foi responsável pela transição de maior valor da história de uma arte digital associada a um NFT. A obra Everydays: The First 5000 Days do artista Mike Winkelmann, conhecido como Beeple, foi arrematada por estrondosos US$ 69 milhões, incluindo também o total direito de sua exploração.

 

CryptoPunks

Lançados em junho de 2017, os CryptoPunks são imagens de arte no tamanho de 24 x 24 pixels geradas por um algoritmo. Desenvolvido pela dupla Matt Hall e John Watkinson, foram gerados exatamente 10 mil personagens pela tecnologia e já realizou transações no valor de US$ 7,58 milhões em apenas 1 de seus punks.

 

Bel Borba

O artista plástico baiano Bel Borba já é famoso por suas intervenções urbanas pelas ruas de Salvador, mas, na atualidade, também é conhecido por ser o primeiro brasileiro a ter uma obra digital certificada e comercializada com NFT. As possibilidades trazidas pelo NFT no mundo da arte são inúmeras. A Zipper levou esse tema para as redes sociais em um post no Instagram que gerou um debate interessante e bem envolvente. Agora que você já entende melhor do assunto, deixe sua opinião nos comentários! 

 

Quer saber mais novidades sobre o mundo da arte? Então, acompanhe a Zipper pelo Instagram e assine a nossa newsletter!