Rizza Belo Horizonte, MG, Brasil, b. 1985

Rizza nasceu na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, mas vive e trabalha em São Paulo capital. Sua prática artística se dá na articulação das vibrações, seja na frequência emitida pelas cores, luzes, sons, geometria sagrada e por fenômenos como reflexão e refração. Outros de seus principais objetos de pesquisa são as relações energéticas e a cosmologia. Os interesses de seus processos são diluídos em diferentes linguagens, da fotografia à instalação.

 

Com foco no desenvolvimento de trabalhos que propõem a experiência dos sentidos, suas instalações existem de forma simbiótica com o ambiente e o espectador, reagindo às mudanças do entorno, sejam elas do próprio público ou do local onde está inserida. Pensando em como alterar o espaço para criar conexões, Rizza produz também instalações em escalas arquitetônicas, ocupando espaços internos ou urbanos.

 

Em junho de 2021 estreou a exposição Tudo que é uno se divide, individual da artista na Zipper Galeria. Fez residência artística em Tóquio, que resultou na exposição Revolucid - Visionnaire Collective, em 2018. Suas exposições incluem Os artistas se divertem realizada em 2020 na praça Adolpho Bloch. Entre seus prêmios destaca-se a Bienal do Sesc de Brasília. A artista também produziu obras públicas de instalação permanente em São Paulo, na Praça Victor Civita e Praça Lindenberg Itaim, e em Belo Horizonte, no bairro de Santa Tereza.