A Zipper Galeria inaugura, em 17 de janeiro de 2026, a exposição “Célio Braga: Cuidado com a Pintura”, com curadoria de Celso Fioravante. Reunindo 21 trabalhos recentes, a mostra apresenta um conjunto de obras em formatos pequenos (de 30 x 20 cm a 45 x 40 cm) que desloca a pintura de uma lógica de imagem para um campo de construção material: superfície, costura, camadas e volumes passam a ser parte do mesmo sistema.
Célio Braga trabalha com feltro e seda, acolchoados e costurados à mão, além de tinta e cera, instaurando relevos que aproximam a pintura de procedimentos do bordado, da colagem e da escultura. A exposição se organiza em torno de um eixo recorrente na produção do artista: a pele como metáfora e como campo de pensamento.
Memória, fragilidade, desejo, luto, cura e finitude atravessam a pesquisa de Célio Braga. Em um trabalho lento, manual e repetitivo, o gesto insistente do artista atua simultaneamente como prática de cuidado e como registro de desgaste e passagem do tempo.
A opção pelo pequeno formato também estrutura a mostra como escolha ética, se apoiando em um uso consciente de materiais, em grande parte recicláveis, de baixo custo e frequentemente vindos de doações.

