Sobre a Zipper Galeria

A Zipper é uma influente galeria de arte de São Paulo, situada nos Jardins, Rua Estados Unidos, 1494.

 

Inaugurada em 2010, estabeleceu-se inicialmente com foco na produção de nomes emergentes do cenário artístico. Rapidamente foi reconhecida como uma galeria que trabalhava a “linguagem jovem” na cidade.

 

A jovialidade ainda é uma das características que destaca a Zipper Galeria no mercado de arte brasileiro, mas o passar dos anos trouxe amadurecimento: nomes representativos dos anos 1980 e 1990 foram incorporados ao programa e os artistas representados desde a fase inicial transformaram suas produções.

 

Assim, hoje, a melhor palavra que representa a casa é “pluralidade”. A Zipper é plural.

 

A abertura aos novos discursos da arte contemporânea nunca deixou de estar em foco. Diversos nomes da cena contemporânea foram lançados em projetos como o Zip’Up, criado em 2011, e o Salão dos Artistas sem Galeria, realizado na Zipper desde 2012 – ambos dedicados a artistas ainda não inseridos no circuito comercial de São Paulo.

 

E, mais recentemente, o projeto Poesia de Fachada abriu para a arte pública uma vasta produção de poemas visuais instaladas no exterior do edifício.

 

A Zipper foi idealizada por Fabio Cimino. Desde 2012, é comandada também por seu filho, Lucas Cimino. Em 2020, Osmar Santos, juntou-se ao time de sócios.