Zipper News: Resumo das Notícias de Arte – abril, maio e junho 2025

Notícias de acontecimentos que movimentaram o circuito de arte no último trimestre
July 3, 2025
Retrato de Ferdinando de Medici, pintado por Anton Domenico Gabbiani em 1712, é rasgado por visitante que tropeça ao fazer selfie na Galleria degli Uffizi, em Florença.
Retrato de Ferdinando de Medici, pintado por Anton Domenico Gabbiani em 1712, é rasgado por visitante que tropeça ao fazer selfie na Galleria degli Uffizi, em Florença.

De visitantes desatentos que danificam obras em museus históricos ao anúncio de Damien Hirst de que pretende continuar produzindo arte por dois séculos após sua morte, confira a seguir algumas das notícias mais marcantes que movimentaram o noticiário artístico internacional recentemente.


Conteúdo do artigo:

 


Visitantes desastrados danificam obras em museus


Visitantes posando para fotos quebraram acidentalmente  a Cadeira de Van Gogh,  de Nicola Bolla. Foto: Reprodução 


Uma sequência de incidentes envolvendo visitantes em museus acendeu o alerta para as instituições de arte pelo mundo. Em abril, no Palazzo Maffei, na Itália, uma escultura de Nicola Bolla coberta por cristais Swarovski desmoronou quando dois turistas sentaram-se sobre ela para tirar fotos. A obra conhecida como “Van Gogh Chair” [Cadeira Van Gogh], após algumas dificuldades técnicas, foi restaurada e pronta para ser exibida novamente. Mais recentemente, em Florença, na Galleria degli Uffizi, um turista tentou imitar a pose de uma pintura barroca para uma selfie e acabou rasgando a obra de Anton Domenico Gabbiani. Já no Museum Boijmans Van Beuningen, na Holanda, uma criança riscou uma pintura de Mark Rothko com um objeto pontiagudo, danificando a superfície da tela avaliada em milhões.

Os casos têm levantado questões sobre o impacto da hiperexposição digital no comportamento descuidado do público. De um lado, publicações dos museus nas redes sociais pedem aos visitantes que respeitem e cuidem das obras de arte, esperando que a divulgação dos incidentes faça os amantes da arte pensarem duas vezes antes de tirar fotos que colocam obras em risco. Por outro, alguns agentes do circuito acreditam que a viralização dos acontecimentos pode incentivar o mau-exemplo. 


Fechamento surpresa no Louvre causa indignação no público


Turistas aguardam na fila do lado de fora do museu do Louvre, que não abriu no horário previsto em 16 de junho de 2025, em Paris. — Foto: Foto AP/Christophe Ena


Na segunda-feira, 16 de junho, o Museu do Louvre, em Paris, foi surpreendido por uma paralisação repentina de funcionários em protesto contra a superlotação, a falta de pessoal e condições de trabalho deterioradas. O estopim da greve foi a exaustão da equipe diante do aumento constante no fluxo de turistas sem um correspondente fortalecimento do quadro de funcionários. Dados indicam que o público do Louvre chegou a 8,7 milhões de visitantes em 2024, dos quais 77% eram estrangeiros. 

Milhares de visitantes já com os ingressos em mãos foram forçados a esperar do lado de fora do museu por horas sem ter nenhuma notícia. A abertura ocorreu por volta das 14h30, horário local, e, segundo a direção do museu parisiense, os visitantes que não puderam entrar tiveram seus ingressos reembolsados. A paralisação levantou discussões sobre o impacto negativo do overtourism e reforçou a urgência de reformas estruturais e logísticas no museu. Embora uma reforma com novo acesso e uma sala exclusiva para a Mona Lisa esteja em andamento, muitos funcionários consideram esse prazo largo diante das condições atuais.

Mais de 100 construções pré‑hispânicas são descobertas no Peru


Um pesquisador observa as esculturas em baixo-relevo no exterior de uma estrutura do Gran Pajaten. Foto: cortesia do World Monuments Fund


Arqueólogos identificaram mais de 100 estruturas escondidas no complexo arqueológico de Gran Pajatén, na floresta do norte do Peru, com auxílio de tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging), um sistema de sensoriamento remoto ativo que utiliza luz laser para medir distâncias e criar mapas 3D de objetos e ambientes. As construções pertencem à civilização Chachapoya (sécs. VII–XVI), conhecida como “os guerreiros das nuvens”, e agora recebe sua análise mais detalhada desde os anos 1980. A descoberta, que inclui estradas, praças e edifícios cerimoniais, é uma das mais significativas da última década e pode reescrever partes da história pré-colombiana na região dos Andes.

Damien Hirst planeja produzir obras 200 anos após sua morte


Vista da exposição “Damien Hirst: To Live Forever (For a While)”, Museo Jumex, 2024. Foto: Prudence Cuming Associates Ltd. © Damien Hirst e Science Ltd. Todos os direitos reservados, DACS/Artimage 2024.


O britânico Damien Hirst revelou planos de manter sua produção artística em pleno vigor por séculos, mesmo após sua morte. O artista tem arquivado instruções detalhadas em centenas de cadernos para que futuras gerações – possivelmente até assistentes treinados ou algoritmos – deem continuidade à sua obra. O projeto, descrito como um experimento sobre imortalidade artística, levanta questões sobre autoria, permanência e o papel da tecnologia no futuro da arte.


Bienal de Veneza manterá projeto curatorial de Koyo Kouoh


Retrato de Koyo Kouoh. Via Your Luxury Africa

 

Mesmo após o falecimento da curadora camaronense Koyo Kouoh, a Bienal de Veneza de 2026 seguirá com sua proposta original, intitulada In Minor Keys. A organização confirmou que manterá a lista de artistas, estrutura curatorial e publicação concebidas por Kouoh. Conhecida por sua abordagem política e por destacar vozes africanas e da diáspora, Kouoh será homenageada com uma exposição fiel à sua visão.


Galleria dell’Accademia exibe escultura do Stitch em parceria com Disney


“Stitch’s Self‑Portrait” na Galleria dell’Accademia. Via Artribune.

 

A Galleria dell’Accademia, conhecida por abrigar o David de Michelangelo, exibiu até o dia 20 de junho uma obra inusitada: “Stitch’s Self‑Portrait”, uma escultura de resina branca representando o alienígena azul mais querido das animações da Disney em toga romana, posando como uma estátua renascentista. 


Fruto de parceria entre o Ministério da Cultura italiano e a Disney, a obra foi exibida ao lado de obras clássicas como parte da divulgação do remake live-action de “Lilo & Stitch”. A iniciativa buscou ampliar o interesse das novas gerações pela arte histórica, mesclando cultura pop com patrimônio histórico.