SP-Arte Rotas : estande D3

Arca 27 - 31 Agosto 2025 
Apresentação
Arca

Na edição de 2025 da SP-Arte Rotas, a Zipper Galeria apresenta uma curadoria marcada pelo uso intencional do espaço negativo. A seleção de obras parte de um interesse comum entre os artistas pelo vazio como elemento estruturante, um recurso poético que assume a ausência como linguagem.

 

Aqui, o que não está dito também comunica: a ausência torna-se parte da narrativa e convida o público a preencher mentalmente esses vazios com suas próprias reflexões e emoções.

 

A curadoria privilegia trabalhos que exploram construções espaciais, linhas sutis e geometrias depuradas, criando intervalos visuais que convidam o olhar a repousar.

 

Dentro desse contexto, a Zipper apresenta ainda o lançamento de Miguel Penha Chiquitano, nova representação da galeria. O artista se insere no campo proposto pela curadoria com paisagens que evocam uma natureza em risco, onde a ausência de bichos e caboclos (que aparecem apenas como presenças sugeridas, “escondidas”) reforça um sentimento de desaparecimento e perda.

 

A forma da ausência é, portanto, um gesto de redução que amplia: ao criar respiro, propõe outro ritmo, outra escala de percepção, uma delicada contraposição à vertigem da saturação.

Obras
Vistas da Exposição