Mindscapes: Fernando Velázquez

4 Agosto - 1 Setembro 2012

No dia 04 de agosto, a Zipper Galeria apresenta, das 14h às 18h, a exposição Mindscapes do artista uruguaio radicado no Brasil, Fernando Velázquez. No andar superior, o projeto mensal Zip’Up, traz obras da artista Carolina Paz que compõem a série Íntima Ação. Ambas exposições se estendem até o dia 1o de setembro.

 

Na sua primeira individual na Zipper Galeria, Velázquez apresentará duas obras inéditas, uma instalação interativa e uma peça em neon. Ambas pertencem à série Mindscapes que o artista vem desenvolvendo desde 2010 e que também inclui vídeos, impressões em metacrilato e uma performance audiovisual. Nesta série o artista explora a ideia de paisagem relacionada à atividade cerebral através do uso de algoritmos de programação personalizados.

 

Para receber a instalação interativa na qual um objeto em 3D se forma em tempo real a partir do som ambiente, a sala principal da galeria foi levada ao black-out. Na obra, um sensor de infravermelho (o dispositivo kinect que acompanha o console de videogame X-Box) mapeia os movimentos do público permitindo assim a participação ativa na concepção da obra.

 

Na obra em neon que o artista apresenta num espaço de transição ao espaço central, lê-se a palavra “saudade”, palavra/experiência da língua portuguesa de difícil tradução a outras línguas e que o artista propõe como paradigma de um mapa mental que remete tanto ao tempo passado, como ao presente e ao futuro. Uma reflexão sobre a forma como adquirimos experiência e conhecimento amparada nas recentes descobertas da neurociência que entendem a memória como um território em constante modificação.