Correspondências visuais: Cassio Vasconcellos & Marcelo Brodsky

9 - 30 Julho 2011

A Zipper Galeria apresenta a exposição Correspondências Visuais, dos artistas Marcelo Brodsky e Cássio Vasconcellos. A abertura acontece em 9 de julho (sábado), a partir das 12h.  

 

O projeto Correspondencias Visuales foi iniciado pelo argentino Marcelo Brodsky ao enviar uma foto para, entre outros artistas, Cássio Vasconcellos. 

 

A pergunta inicial, condutora do projeto é: o que ocorre quando uma imagem é enviada a alguém, que responde com uma nova imagem? A mostra aproxima os universos culturais e criativos de cada artista.

 

Serão apresentadas 34 fotografias extraídas de sete trechos desse diálogo visual. A conversa é formada partindo de alguma característica formal da fotografia inicial - um quadrado, por exemplo, que é reinterpretado como uma janela na foto seguinte - ou de alguma ligação conceitual entre as imagens. A janela pode receber como réplica a foto de uma janela de avião, mudando o tom da conversa para fotos aéreas. Dessa maneira são construídas conexões entre formas e/ou conceitos.

 

A mostra concede à fotografia um novo espaço para a reflexão artística. Num momento em que as novas tecnologias, o imediatismo e o visual condicionam a comunicação, Correspondências Visuais não apenas abre o jogo a um diálogo entre artistas - no qual se movem em uma linha temporal de imagens com semelhanças dialéticas -, mas instaura uma nova dimensão da fotografia como linguagem, criando um conjunto autônomo de sentido. Um sentido que é resultado da confrontação, da provocação visual de dois pontos de vista que, em sua união, formam uma nova obra.

 

A conversa imagética completa será apresentada numa projeção de vídeo.

 

Os artistas

Marcelo Brodsky estudou Economia na Universitat de Barcelona e se formou como fotógrafo no Centro Internacional de Fotografia, também na Espanha, na década de 1980. Recentemente expôs Buena Memoria, com cerca de 70 fotografias e dois vídeosna Pinacoteca do Estado de São Paulo, mostra que já esteve na Thessaloniki Biennale, Grécia, 2007; na Photofusion, Londres, Inglaterra, 2004; no Sprengel Museum, Hannover, Alemanha, 2003; no National Museum of Civil Rights, Memphis, EUA, 2002 e na Irish Gallery of Photography, Dublin, Irlanda, 2002. Outras exposições individuais foram Nexo (Museo de la Memoria, Rosario, Argentina, 2008; Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires, 2000), Buena Memoria (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2010 e Vislumbres (Fundación de Arte Contemporáneo, Montevidéu, Uruguai, 2006). Participou de mostras como Mapas Abiertos - Fotografía Latinoamericana (Musée de Beaux Arts, Bruxelas, Bélgica, 2008) e The Disappeared (Museo de Arte Moderno, Bogotá, Colômbia, 2007; Museo de Arte de las Américas, Washington, EUA, 2007, Museo Nacional de Artes Visuales, Montevidéu, Uruguai, 2007; El Museo del Barrio, Nova York, EUA, 2007). Suas obras estão nas coleções do Museo Nacional de Bellas Artes (Buenos Aires, Argentina), Sprengel Museum (Hannover, Alemanha) e na University of Essex Collection (Inglaterra). 

 

Cássio Vasconcellos iniciou sua trajetória na fotografia em 1981. Participou de exposições como MAM na OCA (Parque do Ibirapuera, São Paulo, 2006), 10 + 1: Os Anos Recentes da Arte Brasileira (Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2006), Paralela (Parque do Ibirapuera, São Paulo, 2006), Panoramas SP (Museu da Imagem e do Som, São Paulo, 2004), Carnaval (Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, 2004) e Arte/Cidade (SESC Belenzinho, São Paulo, 2002) e Mapas Abiertos - Fotografia Latino Americana 1991-2002 (Instituto de Cultura de Barcelona, Espanha, 2002; Sala Telefónica, Madri, Espanha, 2002). Exposições individuais recentes incluem Panorâmicas (III Mes de Fotografía Latino-Americana, La Plata, Argentina; XI Encuentros Abiertos de Fotografía, Buenos Aires, Argentina, 2000) e Noturnos São Paulo (Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003; Teatro San Martin, Buenos Aires, Argentina, 2004; FNAC Toulouse, França, 2005; FNAC Ternes, Paris, França, 2005). Seu trabalho está em coleções como a da Bibliotèque Nacionale (Paris, França), Coleção Gilberto Chateaubriand/Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu da Imagem e do Som (São Paulo), Museo Nacional de Bellas Artes (Buenos Aires, Argentina), Museum of Fine Arts (Houston, EUA) e Pirelli/MASP (São Paulo).