15º SALÃO DOS ARTISTAS SEM GALERIA: EXPOSIÇÃO COLETIVA

18 Janeiro - 2 Março 2024
Artistas: Chiara Sengberg  (SP), Clara A (SP), Fil Souza Vieira (RJ), Francisco Maranhão (SP), Jamile Sayão  (MG/SP), Lucas Ribeiro (RJ), Ramonn Vieitez (PE), Renan Carvalho (RJ), Thix (RS/RJ) e Vicente Brasileiro (AL/SP)

A 15ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo portal Mapa das Artes, começa a partir de 18/01/2024 na Zipper Galeria  e apresenta obras dos 10 artistas selecionados, permanecendo em cartaz até 24/02/2024. Essa edição inclui participantes de diferentes estados do Brasil, e oferece uma  Bolsa Viagem + Fora do Eixo (Rio de Janeiro - São Paulo), ou seja, destinada para um artista residente de fora desses dois estados. 

O júri formado por Alice Granada (curadora independente), Hiro Kai (produtor independente) e Renato De Cara (curador independente e diretor do Paço das Artes-SP).

O Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo. O Salão tradicionalmente abre o calendário de artes em São Paulo e é uma porta de entrada para os artistas selecionados no circuito das artes.

 

Sobre o Mapa das Artes

 

Criado em 2004 pelo jornalista Celso Fioravante, o Mapa das Artes é o portal de artes visuais mais completo do Brasil, com programação e serviço de museus de todos os Estados do país. O site dispõe de seções diversas, como a dedicada aos salões de arte, com datas e editais; a seção Curtas, com matérias e serviço sobre acontecimentos, eventos e assuntos de interesse do público de artes visuais; além das colunas Supernova, com notas quentes; e seções dedicadas a eventos, mercado de arte, prêmios, personalidades, política cultural, arquitetura, web, patrimônio, polêmicas, críticas e notícias diversas de artes plásticas editadas nos principais veículos jornalísticos do mundo. Sua cobertura abrangente faz do Mapa das Artes uma peça fundamental para o desenvolvimento do circuito brasileiro de arte.