Ser Ilha: Felipe Góes

14 Junho - 19 Julho 2025
A Zipper Galeria apresenta “Ser Ilha”, exposição individual de Felipe Góes. A mostra reúne um novo conjunto de pinturas que evocam paisagens em constante formação, erosão e reinvenção.
 
O ponto de partida conceitual da exposição emerge do encontro entre a obra do poeta Manoel de Barros (1916-2014) e o fenômeno natural que originou Surtsey — ilha formada no Atlântico sul da Islândia em decorrência de uma erupção vulcânica entre 1963 e 1967. 
 
Desde a erupção, Surtsey vem sendo moldada pela erosão dos ventos e do mar, que já reduziu a ilha a quase metade de suas dimensões, em um ciclo contínuo de feitura e desfazimento. Esse processo ressoa diretamente no gesto pictórico de Góes: camadas sucessivas de tinta cobrem parcialmente tentativas anteriores de forma, revelando e ocultando memórias, fantasias e construções imagéticas.
 
Nesse sentido, a exposição dialoga com a poética de Manoel de Barros, poeta brasileiro do século XX cuja obra se debruça sobre a reinvenção do olhar para o mundo ordinário. Inspirado pelo Pantanal, Barros transformava coisas mínimas em matéria filosófica, celebrando o “desimportante” com lirismo e humor. Seus termos — como “ser”, “transver” e “desformar” — oferecem chaves sensíveis para pensar a lógica interna das pinturas de Góes, marcadas por camadas, apagamentos e reconstruções.
 
Em suas telas, Góes sobrepõe camadas de tinta para criar imagens que não se fixam completamente. Suas pinturas evocam formas que emergem e se desfazem, como se estivessem em fluxo, como se fossem fragmentos de um mundo em lenta deriva.
 
O texto curatorial de Renata Rocco traz leituras que ampliam os sentidos da obra, articulando questões telúricas e poéticas. “Ser Ilha” propõe uma experiência em que a paisagem se torna metáfora de um estado de transição — entre o visível e o intuído, entre o gesto e o apagamento. Assim, o processo pictórico espelha os próprios ciclos de criação, transformação e desaparecimento do mundo natural.