Pedro Varela

19 Outubro - 16 Novembro 2013

No dia 19 de outubro, às 14h, a Zipper Galeria inaugura exposição individual de Pedro Varela. Na mostra, o artista natural de Niterói, exibe trabalhos em suportes variados: pinturas, desenhos, instalações e esculturas. Essas obras apresentam animais, florestas tropicais e cidades, realistas em traços, porém impossíveis em contexto. Em cartaz até o dia 16 de novembro.

 

Nessa exposição, Pedro Varela dá continuidade ao vocabulário pictórico que vem explorando desde 2011, especialmente o universo exibido no MAM/RJ, na mostra Tropical. Construídos, sobretudo, em tons variados de azul, que por vezes se mesclam com outras cores, os trabalhos provocam a ambígua sensação de um mundo ora submerso, ora flutuando.

 

As pinturas e desenhos, de perspectiva irreal, truncada, com objetos amontoados e emaranhados, são realizados com um jogo de claro-escuro que simula técnicas de representação pré-modernas. A combinação desses elementos cria estranhamento e confunde o espectador, que, num olhar menos atento, acredita ser uma paisagem realista. Com um olhar mais cauteloso, contudo, nota-se a impossibilidade do universo retratado.

 

Essa é a segunda individual de Pedro Varela na Zipper Galeria. Diferente de Ainda Viva, sua primeira, esta exposição apresenta obras em diferentes suportes, buscando uma sinergia entre pintura, instalação, escultura e desenho, sendo o desenho o eixo central de expansão de seu pensamento artístico.