• ZIPPER SUSTENTABILIDADE

    ACOMPANHE O QUE A ZIPPER VEM FAZENDO PARA ASSEGURAR O FUTURO DO PLANETA.
  • Acreditamos que a sustentabilidade do ecossistema urbano dependem de ações práticas e mudanças reais.

    Nos conectamos com quem entende do assunto para criarmos iniciativas e parcerias para que,

    através do aprendizado diário, em uma participante ativa da construção do futuro.

  • Zipper + SOS Mata Atlântica

    Uma Obra, Uma Árvore

  • A Zipper tem muito orgulho de se colocar como galeria de arte parceira da SOS Mata Atlântica. Esta parceria tem duas frentes importantes:

     

    1) Neutralizar todo carbono emitido pela atividade da Zipper e dos nossos fornecedores. Nós emitimos juntos, anualmente, cerca de 30 toneladas de carbono e já neutralizamos nossas emissões em 2020. Na prática, isso acontece com a compra e o plantio de mudas de árvores nativas, em um processo todo controlado pela SOS Mata Atlântica.

     

    2) Repor na natureza a principal matéria que consumimos na produção das obras de arte: a madeira. Com isso, começamos uma ação que envolve os colecionadores que comprarem na galeria: para cada obra vendida, plantaremos uma árvore na Mata Atlântica, também com o processo executado pela SOS Mata Atlântica. O local escolhido pela organização é uma área de reflorestamento no Vale da Grama (MG).

     

  • energia solar

  • Implantamos painéis solares na galeria e, desde o começo de Junho de 2021, somos 100% auto-suficientes na produção de energia elétrica. Ao todo, são 24 placas fotovoltaicas que suprem toda a demanda energética da galeria. 

     

    Nossa intenção é, para além de gerar energia limpa e sustentável, difundir informações para quem tem interesse no assunto. A energia solar é extremamente eficiente e, por isso, é um investimento rapidamente compensado. 

     

     

  • RECICLAGEM E LOGÍSTICA REVERSA

  • Já formamos parceria com uma cooperativa credenciada para coletar e processar todo o material reciclável que descartamos aqui na galeria (especialmente plástico bolha, papel e papelão utilizados nas embalagens).

    Tudo é processado pela cooperativa e destinado à indústria de reciclagem.

     

     

  •  

     Passamos, também, a nos responsabilizar pelo material que levamos a clientes (também de embalagens). Não deixamos nada lá; a orientação é aplicar a logística reversa, trazendo o material para a Zipper, reutilizando o que for possível e destinando à cooperativa o material descartável e recicláveis. 

     

    Nos comprometemos, através da empresa ‘Eu Reciclo’, em garantir a reciclagem de 1 tonelada de plástico, 200% do que usamos anualmente.

     

     

     

     

     

     

  • Formamos, também, uma parceria com os Permacultores Urbanos que vem nos prestando consultoria especialmente sobre a atividade interna na galeria. Toda limpeza na Zipper esta sendo feita com produtos plant based, livre de químicos não biodegradáveis. Para lidar com o lixo orgânico produzido, instalamos composteiras que transformam os resíduos em fertilizante para as plantas.

     

     

  •  

     a busca da sustentabilidade é um caminho

    sem volta e de aprendizado constante.

     

    em breve, teremos novidades.