• JESSICA COSTA
     
    FIOS QUE ESCULPEM
  •  A artista Jessica Costa, nascida em São Paulo em 1988, é expoente da arte têxtil contemporânea. Explorando a técnica da tufagem manual, a artista demonstra uma profunda compreensão da materialidade têxtil, esculpindo formas tridimensionais com a lã natural como sua principal ferramenta.

  • Jessica Costa

    Jessica Costa

    Sua produção estabelece um diálogo com o processo de esculpir. A textura suave e maleável da lã permite que a artista crie trabalhos com um forte apelo tátil. Sua habilidade em moldar e manipular a matéria revela-se em cortes precisos e estratégicos, adicionando profundidade e dimensão às suas obras. Seus trabalhos transbordam das molduras e extrapolam os espaços físicos, estabelecendo uma interação com a arquitetura circundante, como se fossem organismos vivos.

     
    • Jessica Costa Que eles te ouçam, 2022 Tapeçaria em tufagem manual, fios de lã natural 43 x 78 cm
      Jessica Costa
      Que eles te ouçam, 2022
      Tapeçaria em tufagem manual, fios de lã natural
      43 x 78 cm
    • Jéssica Costa O que me consome III, 2021 Tapeçaria em tufagem manual 128 x 85 cm
      Jéssica Costa
      O que me consome III, 2021
      Tapeçaria em tufagem manual
      128 x 85 cm
    • Jessica Costa Sobejos VI: entre nós duas, 2024 Tapeçaria em tufagem manual com fios de lã natural 170 x 200 cm
      Jessica Costa
      Sobejos VI: entre nós duas, 2024
      Tapeçaria em tufagem manual com fios de lã natural
      170 x 200 cm
  •  A moldura na história da arte muitas vezes representou um limite físico e conceitual para a obra de arte, definindo seu espaço, separando-a do ambiente ao redor. Jessica Costa desafia essa convenção, ao propor uma continuidade entre o espaço expositivo e o mundo exterior: o espectador passa a considerar não apenas a peça em si, mas também o espaço ao seu redor como parte integrante da experiência estética.

  • A artista explora as cores de uma maneira que se assemelha à pintura com fios. Seu trabalho é marcado pela...

    A artista explora as cores de uma maneira que se assemelha à pintura com fios. Seu trabalho é marcado pela habilidade técnica, e também por uma expressão emocional que permeia cada trama de suas criações. Nascida de uma jornada que começou com o tricô e a tapeçaria, Jessica Costa traz consigo uma subjetividade feminina, entrelaçada com narrativas coletivas que ecoam através das gerações de mulheres e suas práticas artesanais.

     
  • Conheça mais sobre o trabalho de Jessica Costa