Janaina Mello Landini São Gotardo - MG, Brasil, 1974

Nascida em São Gotardo, Minas Gerais (1974) Brasil.
Vive e trabalha em São Paulo.

 

Graduou em Arquitetura em 1999 e cursou Belas Artes de 2004 a 2007, ambas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.

 

O trabalho da artista parte da apreensão semiótica das forças naturais e do comportamento humano para refletir sobre a complexidade do "1", do individual e singular, ao criar uma linguagem que incorpora noções em torno da relação entre frequência, ritmo e tempo, mostrando a interconexão infinita das trajetórias individuais em um sistema, na sociedade ou no nosso planeta. Suas obras transitam entre diferentes escalas, do objeto aos espaços públicos.

 
Nos últimos anos, exibiu seus trabalhos em exposições no Brasil, França, Holanda, Estados Unidos e Emirados Árabes. Seu trabalho participa de coleções privadas e institucionais como Museu de Arte do Rio - MAR (Brasil), Fondation Carmignac (França), BIC Collection (França) e Facebook (Menlo Park - EUA), Ricardo Pessoa (Brasil), Sérgio Carvalho (Brasil), Graeme W. Briggs (Austrália), Jorge Gruenberg (Peru) entre outros. Suas principais exposições foram no Palais de Tokyo em Paris, no Castelo de Chaumont-sur-Loire na França e na 13ª edição da Bienal do Mercosul e suas exposições individuais na Zipper Galeria em 2015, 2016, 2019 e 2022.