Conheça Bruno Borne, convidado do Zip’Up na Zipper

A exposição “Pulso Polar” reúne uma série de obras inéditas que borram os limites entre a realidade e a simulação
Agosto 23, 2023
Retrato de Bruno Borne, 2023. © Renato Parada
Retrato de Bruno Borne, 2023. © Renato Parada

 

Conteúdo do artigo:


 

Quem é Bruno Borne?

Natural de Porto Alegre, Bruno Borne se dedica à pesquisa plástica há mais de duas décadas, trazendo consigo um rico background acadêmico como Mestre e Doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além disso, sua formação anterior em arquitetura e interesse pela computação gráfica têm exercido uma influência significativa sobre sua linguagem artística, que inclui o uso de técnicas digitais para subverter a experiência do espectador com o espaço. 

Em síntese, Bruno Borne é um artista que emerge do contexto de debates contemporâneos e existenciais sobre como os limites entre a tecnologia e o humano, a realidade virtual e concreta, além das possibilidades de simulação e multi-realidades. Suas obras, então, refletem, espelham e reproduzem o ambiente expositivo, desafiando a nossa percepção e entendimento sobre o real. 

 

Bruno Borne, Tangente, 2023

 

Pulso Polar no Zip’Up

A exposição "Pulso Polar" na Zipper Galeria marca a primeira exposição individual de Bruno Borne em São Paulo. Trazendo uma série de trabalhos inéditos, entre instalações de vídeo e obras impressas, e acompanhado do texto crítico de Ana Carolina Ralston, a mostra explora a dicotomia entre o claro e o escuro, o dia e a noite. 

 

Bruno Borne, Torus, 2023

Localizada no segundo andar da galeria, a exposição dividiu o espaço em duas partes correspondentes ao dualismo da temática. A primeira se apresenta com paredes brancas e exibe quatro obras digitais impressas, que simulam o reflexo distorcido do próprio ambiente da mostra. Esta série, chamada “Gravitas Noite”, é um desdobramento da instalação apresentada na 13ª Bienal do Mercosul no ano passado.

Já a segunda metade da mostra, com as paredes pintadas de preto, é inspirada pela escuridão da noite. Aqui vale destacar a obra que dá nome à mostra, uma videoinstalação, que apresenta um espelho convexo em seu eixo, refletindo a imagem deformada do ambiente que o cerca, além da projeção de um vídeo circular do céu, ao som do gongo que soa a cada minuto. 

Bruno Borne, Pulso Polar, 2023

 

Visite a Zipper

A proposta de Bruno Borne para o Zip’Up desafia nosso olhar e garante uma relação corpórea ao visitante, de maneira que a vivência virtual, seja por meio do texto ou imagens, não é capaz de capturar totalmente. Por isso, te convidamos a mergulhar presencialmente nessa jornada de ilusionismo visitando a Zipper em São Paulo. A exposição estará em cartaz até o dia 02 de setembro. 


Serviço: 

 

Pulso Polar

Período expositivo: até 02 de setembro de 2023

Local: Zipper Galeria

Endereço: R. Estados Unidos 1494 - Jardim América - São Paulo

Entrada gratuita

About the author

Giovana Nacca

Giovana Nacca é artista visual por formação universitária, redatora em portais de arte contemporânea e criadora de conteúdo no Instagram @gisplicando.