
O artista André Penteado, representado pela Zipper Galeria, participa da exposição coletiva “Memórias – Entre sítios e Desterros”, em cartaz na Galeria Gare (Vila Mariana, SP), de 30/8 a 27/9 de 2025.
A mostra reúne obras de 15 artistas em diferentes linguagens — pintura, tridimensional, desenho, fotografia e performance — e explora o tema da memória em seus vetores de origem, construção e apagamento, tensionando modernidade e vernacular.
Abertura no dia 30 de agosto, das 13h às 18h — com performance às 17h por Liane Roditi. A mostra segue até 27 de setembro de 2025.
Sobre o artista
André Penteado (São Paulo, 1970) utiliza a fotografia como instrumento investigativo para refletir sobre a história e seus impactos sociais. Em seus projetos de longa duração, atua como um “arqueólogo da imagem”, recombinando fragmentos históricos para evidenciar processos de memória, esquecimento e apagamento. Sua pesquisa questiona ainda a identidade nacional e a persistência de modelos eurocêntricos na arte e na sociedade brasileira.