Com entrada gratuita, a mostra reúne cerca de 50 obras produzidas do fim dos anos 1980 a 2025, entre pinturas, desenhos, esculturas e livros-objetos, percorrendo séries centrais do artista e articulando três ideias-chave que atravessam sua prática: matéria, memória e corpo.
O título Ecce Homo (“Eis o homem”) desloca a ideia de revelação para o campo do material e do tempo. Ao reunir trabalhos de diferentes períodos, a exposição explicita continuidades de gesto e pensamento, e evidencia como certos temas retornam, se transformam e se acumulam, criando uma trajetória que se lê por camadas.
Entre os destaques, estão dois painéis de grandes dimensões (4,5 m x 2 m), inéditos em Minas Gerais e já apresentados em itinerâncias pela América Latina. Em abril, esses trabalhos seguem para a Ásia e passam a integrar uma coleção privada, o que faz da exposição no TJMG uma oportunidade única de vê-los no estado.
A mostra foi concebida para dialogar com públicos diversos, incluindo pessoas com deficiência visual. Parte das obras poderá ser manipulada, com ênfase nos livros-objetos, e algumas peças contam com audiodescrição.
No processo de curadoria e documentação, o artista contou com apoio do Alexandre Madalena, com atenção a critérios museológicos de seleção, conservação, montagem e leitura espacial. O projeto também inclui ações de mediação e comunicação digital, ampliando o acesso para quem não consegue visitar presencialmente.

Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG
Sobre o artista
Nascido em 1950, Marco Tulio Resende tem mais de cinco décadas de carreira. Formou-se pela Escola Guignard e é mestre pela School of the Art Institute of Chicago. Foi professor por décadas e construiu uma produção reconhecida pela capacidade de fazer a matéria carregar tempo e experiência, em diferentes suportes e escalas.
Para a Zipper Galeria, a exposição no TJMG também ecoa um momento recente da trajetória do artista: em 2025, ele realizou a individual Tantos museus dentro da gente na galeria, reafirmando esse vocabulário em torno de memória e materialidade.
Serviço
Exposição: Ecce Homo, Marco Tulio Resende
Abertura: 3 de fevereiro de 2026, 18h
Período: 3/2 a 17/3/2026
Visitação: 9h às 18h (entrada gratuita)
Local: Hall do Edifício-Sede do TJMG, Av. Afonso Pena, 4.001, Serra, Belo Horizonte (MG)

Add a comment