Marco Tulio Resende inaugura exposição na Galeria de Arte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte

A partir de 3 de fevereiro, o público poderá visitar Ecce Homo na Galeria de Arte do TJMG
Fevereiro 2, 2026
Marco Tulio Resende inaugura exposição na Galeria de Arte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte

Com entrada gratuita, a mostra reúne cerca de 50 obras produzidas do fim dos anos 1980 a 2025, entre pinturas, desenhos, esculturas e livros-objetos, percorrendo séries centrais do artista e articulando três ideias-chave que atravessam sua prática: matéria, memória e corpo.

  

O título Ecce Homo (“Eis o homem”) desloca a ideia de revelação para o campo do material e do tempo. Ao reunir trabalhos de diferentes períodos, a exposição explicita continuidades de gesto e pensamento, e evidencia como certos temas retornam, se transformam e se acumulam, criando uma trajetória que se lê por camadas.

 

Entre os destaques, estão dois painéis de grandes dimensões (4,5 m x 2 m), inéditos em Minas Gerais e já apresentados em itinerâncias pela América Latina. Em abril, esses trabalhos seguem para a Ásia e passam a integrar uma coleção privada, o que faz da exposição no TJMG uma oportunidade única de vê-los no estado.

 

A mostra foi concebida para dialogar com públicos diversos, incluindo pessoas com deficiência visual. Parte das obras poderá ser manipulada, com ênfase nos livros-objetos, e algumas peças contam com audiodescrição.

 

No processo de curadoria e documentação, o artista contou com apoio do Alexandre Madalena, com atenção a critérios museológicos de seleção, conservação, montagem e leitura espacial. O projeto também inclui ações de mediação e comunicação digital, ampliando o acesso para quem não consegue visitar presencialmente.

 

Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG

 

 

Sobre o artista

Nascido em 1950, Marco Tulio Resende tem mais de cinco décadas de carreira. Formou-se pela Escola Guignard e é mestre pela School of the Art Institute of Chicago. Foi professor por décadas e construiu uma produção reconhecida pela capacidade de fazer a matéria carregar tempo e experiência, em diferentes suportes e escalas.

 

Para a Zipper Galeria, a exposição no TJMG também ecoa um momento recente da trajetória do artista: em 2025, ele realizou a individual Tantos museus dentro da gente na galeria, reafirmando esse vocabulário em torno de memória e materialidade.

 

 

Serviço

Exposição: Ecce Homo, Marco Tulio Resende
Abertura: 3 de fevereiro de 2026, 18h
Período: 3/2 a 17/3/2026
Visitação: 9h às 18h (entrada gratuita)
Local: Hall do Edifício-Sede do TJMG, Av. Afonso Pena, 4.001, Serra, Belo Horizonte (MG)

Add a comment