“Gesto Paramétrico” – fique por dentro da nova exposição de Rizza na Zipper Galeria

Conheça mais das obras da artista que une a habilidade humana com a tecnológica
July 17, 2025
“Gesto Paramétrico” – fique por dentro da nova exposição de Rizza na Zipper Galeria

A artista mineira Rizza inaugura no dia 23 de julho sua nova exposição individual, “Gesto Paramétrico”, na qual dá continuidade à sua pesquisa em torno das relações entre arte, ciência e tecnologia. A mostra na Zipper Galeria reúne obras inéditas das séries “Bézier”, “Void”, “Momentum” e “Gauss”, nas quais a artista explora a modelagem paramétrica como meio de criação de esculturas tridimensionais. 

As obras reunidas na mostra sob curadoria de Marc Pottier derivam da convergência entre procedimentos tecnológicos e saberes manuais no desenvolvimento escultórico. Confira a seguir alguns elementos conceituais que acompanham a exposição. 


Conteúdo do artigo:

 

 

Os espelhos e reflexos 

Ao adentrar o espaço expositivo da galeria, nos deparamos com um jogo de superfícies reflexivas planas e escultóricas, que despertam a nossa autopercepeção no espaço. Mas as obras de Rizza não nos devolvem uma imagem nítida, ao contrário, dobram paredes e objetos, distorcem corpos, embaralham o dentro e o fora. Não há distinção entre o que pertence à obra e o que lhe é externo. O entorno, as pessoas, a arquitetura, tudo passa a integrar e completar as formas.

 

Um espelho nunca reflete a mesma imagem duas vezes. E, nesse sentido, as esculturas da exposição não se delimitam pela forma física, mas se impõem no ambiente também pelo modo como reorganizam o espaço ao redor com seus reflexos. Quando nos aproximamos delas, observamos nossos próprios movimentos e, consequentemente, as percebemos se transformarem em tempo real, criando em si pequenas novas atmosferas virtuais. O que vemos, portanto, nunca é o todo, há sempre novas possibilidades abertas enquanto forem expostas.

 

O metal, a subversão de sua solidez e a suspensão das temporalidades



O metal, elemento que tem protagonizado a produção mais recente de Rizza, possui uma longa tradição de significados ligados à força, à solidez e à longevidade. Desde as civilizações mais remotas, ele é símbolo da resistência do mundo material na passagem das eras. No entanto, por mais resistente que seja, o metal também é uma matéria maleável, que pode ser moldada sob altas temperaturas. E é essa qualidade ambivalente que interessa a artista. 

 

Diferente de trabalhos anteriores de Rizza em metal, que tinham formas poligonais, nesta exposição a artista apresenta esculturas de alumínio em formatos orgânicos, interessando-se pelo aspecto fluido e pela subversão do peso da matéria. A própria imagem refletida em suas superfícies também é sempre instável e transitória. 

 

Há ainda outro sentido temporal: estando polido, com seus reflexos tão acentuados, em um conjunto de obras prateadas e etéreas, o metal na exposição também agrega uma estética futurista. Mais certo seria, talvez, dizer que Rizza cria um ambiente atemporal. O tempo na exposição é mais um fenômeno óptico do que cronológico. Não há começo e nem fim, tudo o que há é o tempo presente.

 

Modelagem paramétrica da criação

Rizza cria sistemas. Ao invés de esculpir diretamente a matéria, a artista programa relações lógicas e matemáticas que organizam e formam suas esculturas no espaço. Ela estabelece regras, parâmetros, relações entre pontos, superfícies e forças. A partir da modelagem paramétrica, suas criações evoluem para a usinagem do modelo, posteriormente, para a fundição em alumínio.

 

As esculturas que resultam desse processo são fruto do equilíbrio entre intuição, cálculo e um pouco de imprevisibilidade diante de inúmeras possibilidades dentro do espectro do sistema. À Rizza interessa criar um campo compartilhado entre o pensamento humano e a tecnologia. São formas que nascem do controle, mas também da surpresa que o diálogo entre o humano e o algorítmico proporcionam.

 

Visite a Zipper Galeria

Não deixe de visitar a Zipper Galeria no dia 23 de julho para conferir pessoalmente a abertura da exposição “Gesto Paramétrico” de Rizza, que fica em cartaz até dia 23 de agosto de 2025. A Zipper funciona de segunda a sexta, das 10h às 19h e, aos sábados, das 11h às 17h, na R. Estados Unidos, 1494 - Jardim América, São Paulo – SP.