
A Zipper Galeria tem o prazer de anunciar a representação do artista Miguel Penha Chiquitano (Cuiabá, 1961), cuja obra vem conquistando crescente reconhecimento institucional e crítico por sua potência poética e política. A nova representação será oficialmente lançada na edição de 2025 da feira Rotas, onde será o destaque do estande da galeria.
Autodidata, Miguel constrói uma pintura enraizada em sua experiência direta com os biomas do Cerrado, do Pantanal e da Amazônia. Filho de pai Xiquitano e mãe Bororo, o artista carrega em sua formação a escuta aos saberes tradicionais e uma vivência imersiva com os ciclos da natureza. Em sua pintura a floresta é protagonista, não como cenário, mas como linguagem viva.
Ao longo de mais de quatro décadas de trajetória, Miguel consolidou uma poética que articula sofisticação técnica e crítica ambiental. Sua paleta é construída por sobreposições cromáticas em materiais diversos como óleo, acrílica, cera de carnaúba e pigmentos naturais. A floresta, as seivas, as raízes, os troncos e as névoas são elementos que caracterizam seus trabalhos e operam como signos de um território ameaçado.
Com mais de 50 exposições realizadas no Brasil e no exterior, incluindo passagens por França, Alemanha, Áustria e Bolívia, e premiado com o Prêmio Marcantonio Vilaça em 2009, Miguel vive e trabalha na Chapada dos Guimarães (MT), onde mantém seu ateliê a céu aberto.
A entrada de Miguel Penha Chiquitano no programa da Zipper Galeria reforça o compromisso da galeria com poéticas sensíveis às questões do presente e marca a ampliação do olhar curatorial da galeria em direção a narrativas e epistemologias plurais, conectadas ao território e à ancestralidade.
SP-Arte Rotas
De 27 a 31 de agosto de 2025
Estande D3 – Zipper Galeria
ARCA - Av. Manuel Bandeira, 360 - Vila Leopoldina, São Paulo - SP
Horários:
27 de agosto: convidados
28 de agosto: 13h às 20h
29 e 30 de agosto: 12h às 20h
31 de agosto: 12h às 19h