Zip'Up: Transmission: Geraldo Marcolini

30 Junho - 28 Julho 2012

No segundo andar da galeria, o espaço Zip’Up, com curadoria de Mario Gioia, apresenta as obras do artista plástico Geraldo Marcolini, cuja pesquisa trata de incorporar a impressão como técnica de pintura em imagens de narrativa desconexa e fragmentada. O título da mostra, transmission, faz alusão tanto ao processo de feitura das pinturas, com a ‘transposição’ da imagem para a tela, como ao aspecto desfocado, ‘ruidoso’ de certas transmissões em baixa resolução, seja em monitores de vigilância, filmes super-8, vídeos amadores ou impressões reticuladas.

 

No intuito de realçar esses ‘olhares eletrônicos’ da vida digital, Marcolini utiliza pouquíssima tinta para criar suas obras. “Nas pinturas da série essa camada é bem superficial, quase sem 'corpo'. Como se a imagem fosse tingida ou 'revelada', se comparada a pinturas mais carregadas”, explica Geraldo.

 

Sobre o artista

Sobre Geraldo Marcolini  Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 1969 e ainda vive e trabalha na cidade. Formou-se em 1996 pela School of Visual Arts, Nova York, EUA. Entre algumas de suas exposições, as mais recentes são Jogos de Guerra na Caixa Cultural, Rio de Janeiro, a individual CMYK na Cosmocopa Arte Contemporânea, Rio de Janeiro. Em 2010, expos Macrocosmos e microcosmos, na Cosmocopa Arte Contemporânea, Rio de Janeiro e na SP ARTE, Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, São Paulo. Já em 2011, participou de Verão da Cultura, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. http://www.geraldomarcolini.com