Zip'Up: Aéreos: Fabio Flaks

9 - 30 Julho 2011

A Zipper Galeria apresenta, no espaço Zip'Up, a exposição Aéreos de Fabio Flaks. A mostra, com curadoria de Mario Gioia, apresenta oito trabalhos recentes entre desenhos, pinturas e gravuras. Abertura em 9 de julho (sábado), a partir das 12h.

 

As pinturas de Fabio Flaks apresentadas na mostra nos levam a rampas de skate, estranhamente vazias num dia de clima favorável a atividades ao ar livre. Segundo o curador Mario Gioia, a obra de Flaks "tem no vazio e na crise da representação dois de seus vetores principais, além de eleger o cotidiano como um dos seus nortes". 

 

Sobre estas telas é interessante notar, também, "os diálogos com edificações moderno-brutalistas [...]. O céu azulado, com nuvens de desenhos sedutores, cria uma quebra na simetria da construção empreendida pelo homem, gerando uma interessante fricção entre o rebuscado e o racional", completa Gioia.

 

Em contraponto às pinturas, o artista apresenta três desenhos de amplificadores e de um bumbo de bateria. Neles é possível notar o obsessivo labor manual do artista, que preenche a lápis a superfície do papel - as áreas vazias e em branco terminam por evidenciar mais fortemente o quanto de labuta foi empenhado na peça - além de evocar à força do consumo (reconhecimento da marca) versus esvaziamento da palavra, explica o curador.

 

O artista apresenta ainda a obra Quicktimes, gravura em metal que pretende tornar singular uma imagem das mais triviais dentro da cultura do computador.

 

Fabio Flaks (São Paulo, 1977) foi convidado a participar de mostras como Realidades: Desenho Contemporâneo Brasileiro (SESC Pinheiros. São Paulo, 2011), Múltiplos397 (Ateliê 397, São Paulo, 2010) e Ocupação (Paço das Artes, São Paulo, 2005), além de ter mostras individuais em instituições como o Centro Universitário Mariantonia (Rente, 2010), Centro Cultural São Paulo (2003) e Museu de Arte de Ribeirão Preto (2003).