5 curiosidades para você descobrir na exposição de Nina Pandolfo

A artista deixou diversos “easter eggs” escondidos em sua individual “Suplementos” na Zipper Galeria
Novembro 22, 2023
Vista da exposição “Suplementos” de Nina Pandolfo na Zipper Galeria. Crédito: Felipe Berndt
Vista da exposição “Suplementos” de Nina Pandolfo na Zipper Galeria. Crédito: Felipe Berndt

 

Conteúdo do artigo:

 

 

Curiosidades ocultas na exposição

Nina Pandolfo é uma artista conhecida por romper com as formalidades tradicionais do circuito de arte, cativando o público não apenas com suas habilidades técnicas, mas também com uma abordagem lúdica particular. Em "Suplementos", sua atual exposição na Zipper Galeria, não é diferente. A individual oferece um panorama de seu universo colorido, surpreendendo os espectadores com curiosidades escondidas, convites à participação e um mergulho nos bastidores de sua inspiração. 


Confira cinco curiosidades que podem ter passado despercebidas por você em sua visita: 


  1. Entre as 15 pinturas exibidas, um detalhe chama a atenção: 13 delas escondem pequenas abelhas ou borboletas em seus cenários, convidando os observadores a uma busca sutil pelos insetos que se camuflam nas obras.

  2. A pintura "Siga Confiante" revela uma camada extra de diversão. Em meio a uma chuva de letras, a artista escondeu 39 palavras, como "gratidão", "herói" e "felicidade", propondo aos visitantes um intrigante caça-palavras em meio à sua contemplação artística.

  3. Todas as obras que compõem a exposição são acompanhadas de um QR code que dá acesso a um vídeo de informações adicionais. Estes, conduzidos pela própria artista, compartilham a inspiração por trás de cada trabalho, conectando o público à mente criativa de Pandolfo e enriquecendo a compreensão de cada obra.

  4. A interatividade é um elemento fundamental na exposição, e a obra "Expansão do meu Ser" se destaca nesse aspecto. Apresentada como uma escultura colaborativa em forma de “menina-árvore”, esta peça convida os visitantes a, nas palavras da artista, criarem “conexões improváveis”. Cada colaborador pode escrever bilhetes e os pendurar nos cabelos da personagem escultórica, como também retirar e levar para casa a mensagem encontrada que desejar, estabelecendo assim um ciclo de positividade que permeia toda a exposição.

  5. As obras "Sentimentos Oblíquos" e "Minúcias da Vida" ganham uma nova dimensão por meio da tecnologia digital, uma vez que a artista incorpora os filtros do Instagram. Ao escanear os QR codes posicionados ao lado das pinturas, os visitantes têm acesso às respectivas animações interativas, que adicionam dinamismo à imagem e redefinem a narrativa visual das peças.

 

Vista da exposição “Suplementos” de Nina Pandolfo na Zipper Galeria. Crédito: Felipe Berndt

 

Visite a exposição “Suplementos” na Zipper 

Seja na busca por easter eggs, nas interatividades ou no acesso à informações de bastidores, em “Suplementos” os espectadores são envolvidos em uma experiência de aproximação da artista e plenamente imersos em seu mundo encantado e criativo. 


Estendemos o convite a todos os apreciadores da arte e aos curiosos de todas as idades para visitarem esta exposição, que permanecerá em exibição na galeria Zipper até o dia 20 de dezembro, com entrada gratuita.

 

Vista da exposição “Suplementos” de Nina Pandolfo na Zipper Galeria. Crédito: Felipe Berndt


Serviço:

 

“Suplementos”

Visitação até 20 de dezembro de 2023

Endereço: R. Estados Unidos, 1494, Jardim América, São Paulo - SP

Funcionamento: Segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 17h.

Entrada gratuita