Guia de Passeios culturais e artísticos para se fazer em São Paulo

Se você está buscando por exposições sp, nada melhor que um guia de exposições para que você tenha um norte em sua jornada cultural.
Dezembro 9, 2021
 Exposição de arte em SP - Portinari Para Todos no MIS
Exposição de arte em SP - Portinari Para Todos no MIS

Guia de passeios culturais e artísticos para se fazer em São Paulo

São Paulo é uma das maiores cidades do País, pessoas do Brasil, e até mesmo do mundo inteiro, visitam a capital paulista diariamente. Levando em conta a diversidade cultural presente na cidade, não é de se admirar o tamanho da diversidade cultural espalhada pela cidade, repleta de exposições artísticas em cada ponto da metrópole.

 

Conhecer as principais exposições é vital para qualquer um que pretenda visitar São Paulo, entretanto, em meio a tamanha variedade, é normal ficar perdido sem saber por onde começar. Foi pensando nisso que preparamos esse guia de exposições em SP, feito para que tenha um norte em sua jornada cultural.

 

Conteúdo do artigo:

  • MIS: Portinari Para Todos

  • MASP: Volpi Popular.

  • Instituto Tomie Ohtake: Tunga

  • Pinacoteca: Adriana Varejão

  • Zipper: Rodrigo Braga "Ponto Zero"

 

 

1. MIS: Portinari Para Todos

 

MIS experience é uma visita indispensável para apreciadores da arte. Inaugurado em 2019, o museu possui a premissa de proporcionar experiências imersivas aos seus visitantes. Em 2022, para celebrar o centenário da semana da arte moderna, o MIS experience está sediado a exposição ‘Portinari para todos’, que dá uma oportunidade de mergulhar no mundo e na arte do artista Cândido Portinari.

 

 

Se você conheceu a exposição ‘Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio’, realizada entre 2019 e 2021 também pelo MIS Experience, provavelmente vai se familiarizar com esta exposição. Ela é separada em 3 principais alas que permitem um aprofundamento gradual pelas obras e vida de Portinari.

 

A primeira área expositiva leva o público ao universo artístico do pintor, aqui é possível conhecer mais do próprio Portinari, observar sua visão sobre o mundo, vida, religião e suas ideias.

 

A área seguinte, nomeada de “Portinari Imenso”, se trata de uma sala onde as obras do artista são elevadas a uma escala monumental. Nessa ala o público se vê "pequeno" em meio às obras de Portinari, sendo possível analisar cada detalhe das pinturas e ver o cuidado posto nelas.

 

A terceira área é uma contextualização do trabalho do pintor, ligando os trabalhos do artista e suas influências à cultura e história nacional.

 

 

Sobre o artista

“Quando penso nos meus mestres e naqueles artistas que mais admiro, não há como esquecer de Portinari. Ele ficou conhecido tanto por seus quadros importantíssimos como também por seus gigantescos murais. Nesse sentido, sua obra tem muito a ver com a minha.”

Palavras de Eduardo Kobra sobre o pintor.

 

Nascido no interior de São Paulo, Portinari se consagrou por ter pintado clássicos da arte nacional — tais quais como Retirantes, Criança Morta e Mestiço —, por conta do peso de sua arte, que mostrava a realidade do Brasil da época, suas obras são disseminadas em todas as bolhas da sociedade brasileira, sendo comum em escolas e círculos artísticos.

 

Além da influência notável em seu país de origem, Candido Portinari também possui uma relevante influência internacional. Sua obra mais consagrada, o painel 'Guerra e Paz', atualmente se encontra na sede da ONU, em Nova York.

 

 

PORTINARI PARA TODOS - CANDIDO PORTINARI
05 de março - 10 de julho 2022
MIS MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Rua Vladimir Herzog, 75

 

2.MASP: Volpi Popular

 

O Museu de Artes de São Paulo (MASP) também não pode ser deixado de fora quando o assunto é exposição em São Paulo. Além do grandioso acervo de arte da América Latina, uma visita ao MASP é essencial para quem quer aprender mais sobre arte brasileira.

 

Após organizar exposições famosas em SP como Portinari popular em 2016 e Tarsila popular em 2019, a MASP apresenta sua terceira exposição a respeito de artistas modernistas brasileiros, a Volpi Popular.

 

Nesta mostra é possível fazer uma viagem por obras que retratam a cultura popular e o cotidiano da época. Desde as clássicas bandeirolas às festas populares, religiosidade e à vida do brasileiro, além de referências à própria história nacional.

 

A exposição pode ser separada em sete núcleos temáticos: Bandeirinhas e mastros; Santas e santos; Retratos; Cenas urbanas e rurais; Marinhas; Temas náuticos e lúdicos; e Fachadas.

 

 

Sobre o artista

Alfredo Volpi, nascido em 1897 em Luccas na Itália e naturalizado no Brasil, foi um importante pintor modernista nacional. Ao longo de sua trajetória como artista, Volpi foi condecorado com vários prêmios, entre eles o de melhor pintor brasileiro, em 1962 e 1966.

 

Volpi sempre buscou mesclar as tradições modernas e populares, apesar do geometrismo estar presente em boa parte de suas obras, a arte de Volpi vai muito além das bandeirolas, o pintor também retratou paisagens urbanas e rurais, temas religiosos, fachadas e trabalhos artesanais.

 

 

PORTINARI PARA TODOS - CANDIDO PORTINARI
05 de março - 10 de julho 2022
MIS MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Rua Vladimir Herzog, 75

 

3.Instituto Tomie Ohtake: Tunga

 

O instituto Tomie Ohtake é um dos maiores centros culturais brasileiros, projetado para receber variadas mostras de artes plásticas nacionais. Possuindo uma arquitetura única e inconfundível, o instituto é uma parada obrigatória para quem busca exposições em São Paulo e, por falar em exposição, através de uma parceria com o Itaú Cultural, o instituto atualmente exibe "Tunga: Conjunções magnéticas."

 

A exposição, que possui a curadoria de Paulo Venâncio Filho, homenageia o escultorAntônio José de Barros, mais conhecido como Tunga. As esculturas se estendem pelos espaços do Instituto, propiciando uma verdadeira imersão do público aos trabalhos de Tunga.

 

 

Apesar das diversas obras disponíveis para apreciação, as que ganham maior destaque são: Gravitação Magnética (1987) — resultado da interação de materiais utilizados em suas produções, como ferro, ímã, entre outros —, e ÃO (1981), que retrata o Túnel Zuzu Angel, antigo Dois irmãos, no Rio de Janeiro.

 

Sobre o artista

Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, ou Tunga, foi um artista plástico, escultor e desenhista. Nascido em Palmares, Pernambuco, no ano de 1952, Tunga se mudou para o Rio de Janeiro e de lá construiu sua carreira como escultor.

Sua influência vai além das fronteiras brasileiras, tendo obras expostas no museu Guggenheim, em Veneza, e foi o primeiro brasileiro a ter uma obra exposta no Museu Do Louvre, em Paris.

 

 

CONJUNÇÕES MAGNÉTICAS - TUNGA
11 de dezembro - 10 de abril 2022
INSTITUTO TOMIE OHTAKE
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201
Pinheiros

 

4.Pinacoteca: Adriana Varejão

 

A Pinacoteca, popularmente conhecida como Pina, é um dos museus mais importantes nacionalmente. Seu enorme acervo carrega a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. O museu é o mais antigo da cidade de São Paulo, foi fundado em 1905 e, em 1990, passou por uma reforma conduzida por Paulo Mendes da Rocha.

 

Agora em 2022 o museu está apresentando uma exposição sobre a artista plástica Adriana Varejão. A exposição Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas [Adriana Varejão: Sutures, Fissures, Ruins], conta com uma mostra com mais de 60 obras da artista, sendo a mais completa já realizada sobre o trabalho de Adriana.

 

 

 SUTURAS, FISSURAS, RUÍNAS - ADRIANA VAREJÃO

26 março - 01 agosto 2022
PINACOTECA DE SÃO PAULO
Praça da Luz, 02

 

 

5.Zipper: Rodrigo Braga "Ponto Zero"

 

A Zipper é uma galeria de arte situada em São Paulo. Conhecida por sua "linguagem jovem", a Zipper tornou- se uma grande referência no meio artístico por conta dos nomes emergentes que no meio artísticos lançados pela galeria.

 

 

 A arte contemporânea é  o maior foco da galeria e um de seus destaques é o artista manauara Rodrigo Braga, o artista está apresentando de forma inédita no Brasil sua série "Ponto Zero''. A série fala sobre a rigidez do espírito e das relações.

 

A principal característica do artista é abordar temas complexos e profundos de forma delicada, utilizando de jogos visuais e simbólicos, que induzem uma reflexão no observador.

 

 

PONTO ZERO - RODRIGO BRAGA

5 março - 2 abril 2022
ZIPPER GALERIA
R. Estados Unidos, 1494
Jardim América 

 

O que achou dessas opções? 

São Paulo é uma cidade que transborda arte pra onde quer que você vá, seja sonora, visual ou sensorial. Sempre há uma novidade ou algo que vale a pena parar para dar uma olhada, que tal utilizar esse guia para conhecer mais desta cidade rica e cultural?

 

Quer saber mais sobre as nossas exposições e obras de outros artistas? Então, assine a nossa newsletter e siga-nos no Instagram!