Três exposições de arte contemporânea para levar as crianças

Indicamos três exposições de artistas contemporâneos e brasileiros que acontecem entre São Paulo e Rio de Janeiro e estão imperdíveis
Outubro 5, 2022
TROPELIA (2019) - Regina Silveira. Foto: Mateus Lustosa
TROPELIA (2019) - Regina Silveira. Foto: Mateus Lustosa
O feriado de Dia das Crianças está se aproximando e você ainda não sabe onde curtir com a família? Não se preocupe, nós te adiantamos com as melhores seleções. Além dos museus que costumam ter uma programação voltada para a experimentação, brincadeira e ciência, como os clássicos Museu da Imaginação, Museu Catavento e Museu do Futebol em São Paulo, que tal levar a criançada para curtir arte contemporânea brasileira? Selecionamos três exposições em cartaz na capital paulista ou na carioca, com obras de arte originais para experienciar de corpo inteiro. 
 
Conteúdo do artigo:

  • “Arte é bom” no MIS, em São Paulo

  • “Cria _experiências de invenção” na FIESP, em São Paulo

  • “OSGEMEOS: Nossos segredos” no CCBB, no Rio de Janeiro

“Arte é bom” no MIS, em São Paulo

Obra “Três Broto-Cantos e uma Dança (Treveste)”, 2017, de Ernesto Neto
 
Definida pelo próprio museu como uma “exposição onde tudo pode”, a “Arte é bom” apresenta mais de 25 obras participativas de artistas contemporâneos brasileiros. Ao longo de todo o percurso tudo pode e deve ser experimentado. Entre instalações, objetos manipuláveis, atividades imersivas e vídeos, encontramos obras com referências a Hélio Oiticica e Lygia Clark, além de originais de Ernesto Neto, Lenora de Barros, Regina Silveira e Denilson Baniwa, entre muitos outros.

Serviço:
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa – São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a sexta, das 11h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Data: Até 11 de dezembro de 2022
Ingresso: R$ 40 (inteira); R$ 20 (meia-entrada). Gratuito às terças-feiras.
 

“Cria _experiências de invenção” na FIESP, em São Paulo

Obra “Banho de Canto” de Stela Barbieri. Foto: Mateus Lustosa

 
Imagine se sentar numa cadeira e receber um banho de canto. Imagine ler a história da Chapéuzinho Vermelho, mas sem texto, apenas narrada por pictogramas gráficos estampados em 19 metros de parede. Ou ainda, visitar um zoológico de bichos tipográficos. Essas propostas, aparentemente surrealistas, são reais e podem ser vivenciadas na exposição “Cria _experiências de invenção”. A curadoria reúne 31 trabalhos, que transitam entre as artes visuais – de artistas como Cao Guimarães e Regina Silveira –, música, literatura e cultura popular, no intuito de promover vivências plurissensoriais.
 
Serviço:
Local: Centro Cultural Fiesp 
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp. São Paulo, SP.
Funcionamento: Quarta a domingo, das 10h às 20h
Data: Até 19 de fevereiro de 2023
Ingresso: grátis
 

“OSGEMEOS: Nossos segredos” no CCBB, no Rio de Janeiro

Vista da exposição “Vertigem” da dupla OSGEMEOS, no MAB – FAAP, São Paulo, 2010. Foto: Lost Art
 
A mostra que chega ao Rio no dia do feriado, 12 de outubro, e é inspirada na exposição apresentada na Pinacoteca de São Paulo e no MON de Curitiba, entre 2020 e 2022. Com quase mil itens, a mostra apresenta vida e obra dos grafiteiros circundando especialmente a “Tritrez”, um universo lúdico criado por eles. Com projeções, músicas, instalações e obras feitas especialmente para o espaço do Centro Cultural, a mostra é um sucesso garantido para a família.

Serviço:
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ
Funcionamento: Quartas a sábados e segundas, das 9h às 21h. Aos domingos das 9h às 20h.
Data: De 12 de outubro de 2022 a 23 de janeiro de 2023
Ingresso: grátis
 
Indicamos essas atrações para o mês da criança acreditando no potencial de se estimular o contato com a arte contemporânea desde cedo para a formação dos indivíduos. Temos certeza que todas as idades poderão aproveitá-las de forma profunda quebrando os estigmas que muitas vezes nos fazem acreditar que esses espaços são inacessíveis. Programe-se e faça o seu passeio!
 
Aproveite para conhecer outros artistas Zipper e suas obras seguindo no Instagram e se inscrevendo em nossa newsletter.
 

About the author

Giovana Nacca

Giovana Nacca é artista visual por formação universitária, redatora em portais de arte contemporânea e criadora de conteúdo no Instagram @gisplicando.