Conheça artistas visuais que já fizeram álbuns de cantores e bandas famosos.

Se você adora descobrir os “crossovers” entre as artes visuais e a música, este artigo é para você.
Fevereiro 23, 2023
“Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, 1967
“Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, 1967

Se você adora descobrir os “crossovers” entre as artes visuais e a música, este artigo é para você. Muitos álbuns de música que marcaram a história possuem capas de artistas visuais igualmente icônicos. Separamos quatro destes casos para você conhecer. Mas calma! Existem muitos outros que merecem ser lembrados, por isso em breve traremos uma parte 2 desta lista para você conferir. 


Conteúdo do artigo:

 

 

Andy Warhol

Imaginar o artista que mais se aproximou da cultura pop fazendo capas de álbuns para celebridades da música de diversos gêneros, não deve ser nenhuma surpresa para você. Warhol fez capas para John Lennon, Diana Ross, The Velvet Underground & Nico, entre muitos outros, mas talvez a mais marcante tenha sido para o lendário álbum lançado pelos Rolling Stones em 1971, “Sticky Fingers”.

Nas edições originais do disco, a imagem consistia numa foto do quadril de um homem e vinha com um zíper funcional, que poderia ser aberto para revelar o tecido da roupa íntima que estava por baixo. Ninguém sabe quem é o retratado ali, mas dizem que a ideia do zíper também foi de Mick Jagger. A capa era cara para produzir e aparentemente danificava os discos, então as reedições posteriores apresentaram apenas a fotografia externa do jeans.

“Sticky Fingers”, 1971

Peter Thomas Blake e Jann Haworth

“Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, 1967

Thomas Blake e Jann Haworth, são dois artistas pop que, apesar de terem trazido amplas contribuições para as artes visuais, são amplamente conhecidos por terem produzido a capa do álbum “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles. E não é à toa, afinal a imagem baseada num esboço de McCartney e que mostra a banda em pose em frente a uma plateia de celebridades e de figuras históricas, conquistou o Grammy de "Melhor Capa de Álbum", em 1968.

 

Domitila de Paulo

“Goela Abaixo”, 2021


A brasileira é uma multiartista, que cruza artes visuais, design e moda e já assinou capas de grandes sucessos nacionais com suas colagens analógicas e sensíveis. “Goela Abaixo” de Liniker e os Caramelows, lançado em 2021, apresenta uma arte diferente por faixa, todas assinadas por Domitila, assim como o single “Calmô”, lançado em 2018. Vale citar também o segundo disco de Tássia Reis, que apareceu na lista dos seis melhores discos lançados em 2016 e recebeu o nome “Outra Esfera” justamente por causa do trabalho que Domitila fez para sua capa. 

 

KAWS 

808s & Heartbreak”, 2008

KAWS é um daqueles artistas visuais que sabe transitar entre as mais diversas áreas de trabalho criativo. Aos 20 e poucos anos, ele já trabalhava como freelancer da Disney e pôde contribuir para notáveis produções como “101 Dálmatas” e “Doug”. Desde então, o antigo pichador foi solidificando sua carreira fazendo as mais diversas parcerias com o mundo pop, e claro, com grandes nomes da música como Jay-Z, Pharrell Williams e Kanye West. Mais recentemente, em 2022, KAWS também chamou atenção dos fãs de K-POP ao assinar a capa do primeiro álbum solo de J-Hope, membro da boy band BTS.

A gente não pode deixar de citar aqui um grande marco em sua vida profissional: sua venda mais que bem-sucedida de “The KAWS Album” no leilão da Sotheby’s em 2019. A peça em questão consiste em uma apropriação de uma apropriação, afinal era releitura “The Simpson's The Yellow Album”, que por sua vez, era uma paródia do álbum de 1967 dos Beatles mencionado anteriormente. Na época, a casa de leilão que estimava uma venda de US $1 milhão, bateu o martelo para um recorde do artista de US $14,7 milhões. 

THE KAWS ALBUM”, 2005


Nos acompanhe para não perder a parte 2 desta lista

Em breve voltaremos com mais nomes de artistas visuais que flertam com a área musical produzindo grandes capas de álbuns. Enquanto isso, acompanhe-nos nas redes sociais e confira nossos outros artigos. 

 

About the author

Giovana Nacca

Giovana Nacca é artista visual por formação universitária, redatora em portais de arte contemporânea e criadora de conteúdo no Instagram @gisplicando.