Nos Bastidores da Arte - Adriana Duque

Conheça um pouco mais da história e trajetória
Junho 1, 2021
Artista Galeria Zipper - Adriana Duque
Adriana Duque

Aqui valorizamos cada um dos nossos artistas. Cada um deles é especial à sua própria maneira e, justamente por isso, não poderíamos deixar de mostrar um pouco deles para você. Assim, criamos a série Nos Bastidores da Arte para falar um pouco sobre a vida dos artistas que representamos e vamos começar pela Adriana Duque.

 

Se você não conhece esse nome ainda, confira o portfólio da artista. Na Zipper, ela realizou 4 exposições por aqui e temos o maior orgulho de suas obras.

 

Sem mais delongas, vamos falar um pouco mais sobre a vida dessa artista, Adriana Duque. Acompanhe!

 

Neste conteúdo você vai ver:

  • Origens;

  • Vida artística;

  • Exposições na Zipper:

    • Bem-Vindos;

    • Iconos;

    • Renascimento.

 

Origens

Adriana Duque nasceu na cidade de Manizales, na Colômbia, em 1968 e estudou Artes Plásticas na Universidade de Caldas. Em seguida, ganhou uma bolsa de estudos do país e um prêmio da embaixada francesa que a levou a uma especialização em Fotografia Digital na cidade de Barcelona.

Logo após, arrumou as malas novamente e pegou o caminho para Paris, onde vai visitar diversas exposições de pinturas clássicas. Mas esse não foi o seu único objetivo com a viagem: Adriana também iria participar de um Festival Internacional de Fotografia Europeia no sul da França, na cidade de Arles.

 

Vida artística

A partir de 2001 a obra da artista começa a ser construída de fato. Ela consegue montar suas primeiras obras, nas quais já mostra a sua predileção pela infância.

É como se essa fosse uma fase que não acabaria nunca e nas suas fotografias, ela se mistura com os personagens dos contos de fadas que as crianças amam. Os elementos usados são os mais familiares e algumas, associadas ao ambiente rural.

Uma de suas obras que expõe todos esses elementos com clareza é a Ricitos de Oroda série “De Cuento en Cuento”. Nela, Adriana Duque tenta fazer um paralelo da imagem de uma família rural com a história infantil dos Cachinhos Dourados e os Três Ursos.

Os elementos que caracterizam sua obra também aparecem em outras fotografias em suas diversas exposições.

 

Eis alguns números que representam o trabalho da artista até os dias de hoje:

  • 12 séries;
  • 47 exposições em grupo;
  • 7 exposições individuais;
  • 6 prêmios.

Artista Galeria Zipper - Adriana Duque 

 

Exposições na Zipper

Diversos foram os trabalhos da Adriana Duque aqui na nossa galeria. Não poderíamos deixar de ter aqui essa artista de grande talento em nossa galeria. Confira abaixo quais foram!

 

Bem-vindos

A mostra Bem-Vindos aconteceu em 2013 e marca a chegada da Adriana Duque à nossa galeria juntamente com outros grandes artistas. Com fotografias que misturam o barroco com o contemporâneo e o medieval com o moderno, elas conseguem causar uma grande atração, como se a imagem guardasse um grande mistério a ser resolvido.

 

Iconos

Exposição realizada pela artista aqui na Zipper em 2014.  Nela, suas obras estão conectadas com elementos da pintura barroca holandesa. Adriana se inspirou também nas telas originais de grandes pintores dos séculos XIV e XV e conseguiu misturar elementos da fotografia e da pintura em suas obras. Isso consegue causar um grande impacto para aqueles que visualizam.

Ficou curioso para ver a exposição? É possível visualizá-la no nosso site!

 

Renascimento

Em agosto de 2019, mais propriamente nos dias 6 a 31 de agosto, a Zipper teve o prazer de expor as obras da série Renascimento. A artista resolveu colocar em sua obra elementos típicos da época Renascentista europeia, movimento que surgiu entre os séculos XIV e XVI. É uma época de transição entre o pensamento medieval e o moderno e ela tenta passar isso nas suas obras.

 

Artista Galeria Zipper - Adriana Duque Obra

 

Trata-se de um período em que o homem passa a ser o centro de tudo e não mais Deus e a religião. Por isso a representação de uma só pessoa nos quadros, traz a ideia de individualidade.

 

Sem dúvida alguma, Adriana Duque é uma grande artista e continua expondo a sua obra em todo o mundo. Certamente, teremos o maior prazer em realizar uma outra exposição de sua arte aqui na Zipper.

 

Se você quer se manter atualizado sobre as exposições e tudo o que acontece por aqui é só nos seguir no Instagram!