Nos Bastidores da Arte: a vida de Flávia Junqueira

Conheça um pouco mais da história e trajetória
Julho 8, 2021
 Nos Bastidores da Arte: a vida de Flávia Junqueira

Não há forma melhor de conhecer uma obra entendendo o que há por trás dela, a história que ela conta. E, para ficar por dentro desses detalhes, saber um pouco mais sobre a vida de quem a produziu é um dos melhores caminhos. Hoje, vamos falar um pouco sobre a trajetória profissional da Flávia Junqueira, uma artista de mão cheia que encantou a Zipper e o mundo.

Se você ainda não sabe de quem estamos falando, está mais do que na hora de descobrir. Confira abaixo a história dessa mulher incrível!

Você vai ver neste conteúdo:

  • Origens

  • Vida artística de Flávia Junqueira

  • Exposições na Zipper

    • A casa em Festa

    • Quando os Monstros Envelhecem

    • O Absurdo e a Graça

    • Artrio

 

Origens

Flávia nasceu em São Paulo, em 1985 e trouxe muito de sua infância para as obras que hoje levam o seu nome para os mais diversos cantos do mundo.

A brasileira tem um belo currículo. Além de ser bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado e pós-graduada em fotografia, a Flávia é mestre em Poéticas Visuais pela USP e doutoranda em Artes Visuais pelo instituto de artes da UNICAMP. Sendo assim, é impossível negar que ela tem muito conhecimento sobre o trabalho que realiza. 

Além de tudo isso, também faz parte do Ateliê Fidalga que está sob a coordenação de Albano Afonso e Sandra Cinto.

Ela também participou de residências: uma na Ucrânia com a curadoria de Boris Mikailov em 2011 e, no mesmo ano, entrou em outro projeto, dessa vez, em Paris. Também atuou como assistente de cenografia em São Paulo.

 

Vida Artística de Flávia Junqueira

Como dissemos mais acima, os elementos da infância sempre são encontrados na obra dela. Um dos que mais aparece é o balão. Ele é um objeto que caracteriza bastante a infância e fazer instalações e fotografias com muitos balões coloridos é o seu forte.

Mas é possível encontrar outros elementos como cavalos de carrossel, bandeirolas, personagens de desenhos animados, carruagens e muitas cores. Grande parte das obras da artista possuem esse traço do colorido, com objetos de cena das mais diversas cores.

Flávia Junqueira já participou tanto individuais quanto coletivas como a “Tomorrow I Will be born again” (individual) e a “Una mirada Latino Americana” (coletiva). Além dessas, tiveram muitas outras. Ao todo foram:

  • 17 exposições individuais;

  • mais de 90 exposições coletivas;

  • 6 publicações;

  • 10 palestras e oficinas;

  • 13 coleções.

 

Exposições na Zipper

A Flávia Junqueira realizou algumas exposições aqui na Zipper e temos muito orgulho de cada uma delas.

 

2010: A Casa em Festa

Em suas obras, vemos uma riqueza e elementos infantis e em muitas delas a representação do exagero. Há salas cheias de caixas de presentes das mais variadas cores e tamanhos e a quantidade é tanta que chega ao teto. Também temos uma sala com mesa de aniversário, balões coloridos que cobrem, por completo, toda a parede.

 

2016: Quando os Monstros Envelhecem

Novamente, veremos diversos cenários que misturam a infância com o moderno ou ainda com um contraste das arquiteturas antigas. Bonecos, fantasias e os famosos balões fazem parte da exposição.

 

2019: O Absurdo e a Graça

Uma obra repleta do elemento que mais caracteriza a Flávia Junqueira: os balões. Em grande quantidade e com o máximo de cores possíveis, ela consegue montar cenários fantásticos com esse elemento. Locais que fazem parte da rotina de muitas pessoas se transformam em um lugar mágico.

Quer saber mais sobre as nossas exposições e obras de outros artistas? Então, assine a nossa newsletter e siga-nos no Instagram!