7 Razões que vão te convencer a valorizar os jovens artistas promissores

O que motiva um jovem artista a prosseguir os maiores investimentos da vida na arte? O seu tempo e criatividade necessitam de reconhecimento.
Fevereiro 15, 2022
7 Razões que vão te convencer a valorizar os jovens artistas promissores

Você já se perguntou qual impacto gera a inclusão da juventude no mundo da arte? A Economia Criativa vem ganhando cada vez mais espaço no mercado por sua forma inovadora de contemplar a tecnologia e a criatividade, e assim impulsionando jovens artistas. Artistas promissores têm a possibilidade de alavancar as suas carreiras.

 

 

Bruno Gularte Barreto- Um Galpão (2021)

 

Mas o que é considerado economia criativa? 

De acordo com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) economia criativa é: 

 

“Um conjunto de atividades econômicas baseadas no conhecimento com uma dimensão de desenvolvimento e ligações transversais a níveis macro e micro à economia global.”

 

As atividades baseadas em capital intelectual são as forças motrizes da economia criativa, onde a criatividade fomenta as oportunidades para indivíduos, empresas, regiões e países, impulsionando crescimento através da geração de empregos.

 

O que você vai ver nesse artigo e compreender a importância dos jovens artistas promissores:

Os jovens artistas e a economia criativa

7 razões para valorizar jovens artistas promissores

O que é o Salão dos Artistas Sem Galeria?

 

Os jovens artistas e a economia criativa

Para um artista demonstrar ser promissor, ele acaba passando por uma série de processos, inclusive internos, para alinhar propósitos e o direcionamento de seus nichos. Aos poucos, esse artista vai elevando categorias, alcançando outros patamares dentro da sociedade artística, o que depende de uma boa produção e circulação de suas obras.

 

A arte é um investimento de recursos. E o colecionismo é uma prática. 

Procurar oportunidades de expor suas obras em galerias, pode garantir uma aposta confiável e promissora, estimulando a inserção no mercado a partir do ritual da compra.


Com essa inserção ao mercado comercial das artes, esses jovens artistas promissores oferecem algo ainda maior à sociedade, o giro da economia.

 


Igor Nunes Régua - Máxima (2020)

 

7 razões para valorizar jovens artistas promissores

 

  • Acessibilidade à arte.

Quanto mais fácil e seguro o consumidor conseguir ter acesso às obras, haverá mais vendas e visibilidade para a arte e consequentemente, para o artista.
Visibilidade é um item primordial para o avanço da confiança dos jovens artistas.

 

  • A inserção de jovens artistas no mercado de arte

O artista é filho do seu próprio tempo, portanto carrega consigo um espelho da sociedade atual, seu reconhecimento é essencial para mudanças no modo de pensar e agir de uma geração.

 

  • Valorizar o artista em vida  

Ao estimular o artista a alcançar o reconhecimento e a venda das suas produções faz com que ele se movimente e dê significado a sua arte com desenvolvimento de pesquisa e poética, o que causa questionamentos e resoluções para seu processo autobiográfico.

 

  • Arte e mercado

A Arte como investimento de recurso movimenta muitas ações e faz a economia circular de uma forma fluída.

 

  • A aposta e a valorização exponencial

Motiva o artista a realizar e dar continuidade em mais produções de acordo com seus resultados obtidos.

 

  • A cultura do NFT e Arte Digital

As galerias digitais estão em crescimento atualmente e a venda da arte digital está mais fácil sem necessidade física para a compra de trabalho de jovens artistas, ainda mais agora com as NFT’s 

 

  • Conhecer o Salão dos Artistas Sem Galeria

O Salão dos Artistas Sem Galeria foi projetado para ser uma porta de entrada para jovens artistas promissores e artistas sem contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte.

 

 

O que é o Salão dos Artistas Sem Galeria?

 13º Salão dos Artistas Sem Galeria

 

O Salão dos Artistas Sem Galeria  é um programa organizado pelo Mapa das Artes há mais de 10 anos e a Zipper, recebe mais uma edição, da exibição das obras do salão. A inscrição é feita pelo Mapa das Artes e os artistas, que passam por um júri, têm os trabalhos exibidos ao público além de receberem a visita de convidados que selecionam e oferecem prêmios aos melhores trabalhos da mostra.
É um estímulo da Zipper para artistas promissores, como uma porta de entrada para jovens artistas que estão começando a circulação de obras. 

 

13º Salão dos Artistas Sem Galeria

 

O Salão tradicionalmente abre o calendário de artes em São Paulo e pode ser o start da carreira de muitos jovens artistas promissores para o circuito das artes. 

Os artistas desta edição são Bruno Gularte Barreto (RS), Cláudia Lyrio (RJ), Cynthia Loeb (SP), Diogo Santos (RJ), Igor Nunes (RJ), Kika Diniz (RJ), Liz Lopes (RJ), Luiza Kons (PR), Paulo Jorge Gonçalves (RJ), Ronaldo Marques (SP)

 

 

 

 

 

Você pode visitar até o dia 19 de fevereiro

Local: R. Estados Unidos, 1494 - Jardim América - São Paulo - Brasil 

Horário de visitação: Segunda a sexta 10h–19h - Sábados 11h–17h