Nos bastidores da arte - Marcelo Tinoco

Conheça Marcelo Tinoco, o artista brasileiro consegue adquirir um estilo único e surreal em suas obras.
Julho 4, 2022
Nos bastidores da arte - Marcelo Tinoco

Nós estamos indo de cabeça na onda das obras de artes em forma de NFT, e sem dúvidas Marcelo Tinoco é um dos melhores artistas brasileiros para representar isso atualmente. Marcelo já possui duas exposições aqui na Zipper e sua forma de trabalhar com as imagens vai te surpreender.

 

Agora vamos conhecer um pouco mais da vida e do trabalho deste artista.

 

  • Origens de Marcelo Tinoco

  • Vida Artística de Marcelo Tinoco

  • Marcelo Tinoco e o gosto pela tecnologia NFT

  • Exposições na zipper

 

Origens de Marcelo Tinoco

Marcelo vive e trabalha em São Paulo, nascido no ano de 1967 o artista sempre viveu na capital. Em 1993 o artista se formou em artes plásticas através da Fundação Armando Alvares Penteado, uma das instituições de maior nome no país.

 

Seu interesse pela arte é algo de família, sua mãe era fotógrafa e logo cedo ele já apresentava interesse pela fotografia. Por influência de sua mãe, Marcelo passou boa parte de sua infância nos laboratórios pb (utilizados para revelação de fotografias) e aos 12 anos já sabia manusear componentes químicos e revelar filmes.

 

Vida Artística de Marcelo Tinoco

Marcelo iniciou sua carreira e atuou durante um período considerável  como fotógrafo publicitário. O artista brasileiro já compôs imagens que fizeram parte do editorial de algumas revistas na época. 

 

Somente em 2010 o próprio se declarou como artista, dando vida a obras espetaculares utilizando seu método de fotografias com colagens.

 

obra de Marcelo Tinoco, Burlemarxcromia 2, 2020, pigmento natural sobre papel de algodão, 175 x 150 cm
Marcelo Tinoco, Burlemarxcromia 2, 2020, pigmento natural sobre papel de algodão, 175 x 150 cm

 

“Fotografia multidisciplinar" é como ele chama, Marcelo mescla imagens reais — de própria autoria —, à pintura, causando um efeito muitas vezes surreal.

 

Marcelo foi premiado com o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (Brasil, 2013), e suas principais exposições individuais são:  "Histórias Naturais", Caixa Cultural, Rio de Janeiro, Brasil (2014), "Timeless". Centro Cultural São Paulo, São Paulo, Brasil (2013), "Nova Fotografia", Museu da Imagem e do Som, São Paulo, Brasil (2012).

 

Marcelo Tinoco e o gosto pela tecnologia NFT

Além das fotografias, recentemente o artista tem se aventurado no âmbito das NFTs. Graças a sua experiência com design digital ele foi o artista brasileiro da Zipper que mais se adequou a nova tecnologia. Entusiasmado com o leque de possibilidades que a tecnologia  pode oferecer, Tinoco esteve de prontidão para embarcar no novo cenário.

 

Electropia de Verão, 2021, Edição de 3, 00m58s, 2764 x 2160, 4K

Electropia de Verão, 2021, Edição de 3, 00m58s, 2764 x 2160, 4K

 

Mais recentemente o artista, juntamente com a Tropix, lançou sua mais nova NFT, O Mundo Das Ideias, a obra apresenta referências arquitetônicas ao Catalão, somado a luzes e cores vibrantes que se conectam a uma música eletrônica composta pelo próprio Tinoco.

 

Exposições Na Zipper

E como um dos artistas mais consagrados da galeria ele não poderia deixar de fazer exposições aqui na Zipper, confira suas exposições: 

 

  • Museu de novidades

Realizada em fevereiro de 2020, Marcelo apresentou nesta mostra fotografias de jardins tropicais. Todas as imagens foram coletadas pelo próprio artista durante suas viagens. É possível encontrar referências ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Kew Garden de Londres e até mesmo ao artista Burle Marx.

 

Caminho Para Montalcino, 2018, pigmento natural sobre papel de algodão, 150 x 185 cm, edição: 6, Série: Museu de Novidades

Caminho Para Montalcino, 2018, pigmento natural sobre papel de algodão, 150 x 185 cm, edição: 6, Série: Museu de Novidades

 

  • Era uma vez…

Realizada em 2014, a exposição foi o marco e chegada do artista na galeria. Na mostra, Tinoco trás o mundo real de uma forma mais lúdica, as paisagens em busca da luz e das vibrações dão vida à natureza presente nas obras.

 

Marcelo Tinoco, Morangos silvestres, 2014, impressão digital sobre papel de algodão, 110 x 178 cm, edição: 6, Série: 1900: Belle Époque rural

Marcelo Tinoco, Morangos silvestres, 2014, impressão digital sobre papel de algodão, 110 x 178 cm, edição: 6, Série: 1900: Belle Époque rural


O que achou do artista?

Certamente, Tinoco é um dos artistas brasileiros que representam bem a arte contemporânea, seu método de montar e compor as imagens evidenciam não só  um olhar meticuloso acerca do mundo que o cerca, mas também uma grande habilidade na manipulação digital que trazem para suas obras de arte um tom lúdico e surreal.