Conheça o trabalho de artistas contemporâneos assistindo Netflix

Selecionamos quatro artistas contemporâneos que ainda se mantêm em atividade e estão presentes em produções envolventes do streaming
Novembro 3, 2022
Cena do filme “Nunca deixe de lembrar”
Cena do filme “Nunca deixe de lembrar”

Quantas vezes você já pensou na arte contemporânea como algo inacessível e de difícil compreensão? Talvez se conectar com a produção artística que está sendo produzida ao nosso redor seja mais fácil e mais inspirador do que você imagina. Pensando nisso, listamos quatro produções diversas, que vão desde narrativas em filme à documentários envolventes, para você mergulhar na arte contemporânea e de quebra ainda agilizar o árduo processo de escolha do que assistir no próximo final de semana.


Conteúdo do artigo:


  • Gerhard Richter no filme “Nunca deixe de lembrar”

  • Vik Muniz no documentário “Lixo Extraordinário” 

  • Cai Guo-qiang no documentário “Escada para o Céu”

  • Olafur Eliasson na série “Abstract”


Gerhard Richter no filme “Nunca deixe de lembrar”

Cena do filme “Nunca deixe de lembrar”

O filme indicado ao Oscar em 2019 apresenta uma narrativa muito fiel à emocionante biografia do artista
Gerhard Richter, apesar da produção não ter confirmado oficialmente a referência e ter dado o nome de Kurt Barnert ao protagonista. 
 
A história começa na Alemanha Oriental, um pouco antes da Segunda Guerra, com o pequeno Kurt e sua tia visitando a célebre exposição modernista chamada “Arte Degenerada”, que havia sido organizada com a ordem de Hitler. Anos mais tarde, o jovem vai estudar artes plásticas na universidade até desenvolver uma técnica única de pintura conseguindo transformar seus traumas em potência poética.

 

Vik Muniz no documentário “Lixo Extraordinário

Obra concretizada pelos catadores do Jardim Gramacho no projeto de Vik Muniz

 

O documentário apresenta o projeto do artista contemporâneo brasileiro Vik Muniz realizado em conjunto com os catadores de materiais recicláveis do Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, localizado na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. O título também foi indicado ao Oscar de 2011 como Melhor Documentário de Longa-Metragem por escancarar a realidade desses trabalhadores que construíram enormes retratos a partir dos objetos encontrados no lixo.

 

Cai Guo-qiang no documentário “Escada para o Céu”

Obra feita com pólvora feita pelo artista Cai Guo-qiang e apresentada no documentário “Escada para o Céu”

 

O documentário apresenta a vida e os bastidores das obras de Cai Guo-qiang, que é conhecido por usar a pólvora como principal matéria-prima e está entre os artistas chineses contemporâneos mais vanguardistas reconhecidos no cenário internacional. O título é também o nome da obra mais ambiciosa de Guo-qiang que levou duas décadas até a sua concretização: uma escada de 500 metros feita de fogo. 

 

Olafur Eliasson na série “Abstract”

Cena do episódio “Olafur Eliasson” da série “Abstract”

 

Abstract é uma série original da Netflix cujos episódios mostram o processo criativo de diversos artistas que permeiam o ramo do design, assim como suas mais famosas criações, influências e algumas histórias de suas vidas. Especificamente no primeiro episódio da segunda temporada, encontramos o emblemático artista islandês-dinamarquês Olafur Eliasson. O episódio é altamente interativo e inspirador até mesmo para os menos criativos, nos estimulando a sensibilidade e a percepção do nosso redor. 


Gostou dessas dicas? 

Se você assistir alguma dessas recomendações, poste e marque o nosso Instagram @zippergaleria para que a gente saiba.

About the author

Giovana Nacca

Giovana Nacca é artista visual por formação universitária, redatora em portais de arte contemporânea e criadora de conteúdo no Instagram @gisplicando.