Guia de férias: 4 exposições de arte na Av. Paulista

Destacamos quatro das melhores programações de arte na Avenida Paulista
Dezembro 7, 2022
Guia de férias: 4 exposições de arte na Av. Paulista

A avenida mais famosa da capital paulista abriga mais de uma dezena de equipamentos culturais, entre museus e instituições de arte. E já que estamos adentrando o mês de dezembro, destacamos aqui quatro das melhores programações em cartaz, sendo três delas gratuitas e todas baseadas na produção nacional, para os cultureiros de plantão visitarem durante as férias de final de ano.

Conteúdo do artigo:



Três exposições no Masp 


Se o mar tivesse varandas, 2017, Aline Motta

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o famoso MASP, não tinha como ficar de fora dessa lista, não é mesmo? Além de visitar o clássico acervo, que comporta uma coleção considerada a mais importante do hemisfério sul, aproveite para ver as mais recentes inaugurações do museu.

“Madalena Santos Reinbolt: uma cabeça cheia de planetas”, no primeiro subsolo, reúne pinturas e tapeçarias que expressam a subjetividade imaginada pela artista baiana pioneira na produção de arte têxtil. Já “Judith Lauand: desvio concreto” ocupa o espaço principal do museu com uma retrospectiva de 124 obras da primeira artista concreta do Brasil, no ano de seu centenário. E por último e não menos importante, a sala de vídeo apresenta a trilogia "Pontes sobre abismos" (2017), "Se o mar tivesse varandas" (2017) e "(Outros) Fundamentos" (2017-19) da artista Aline Motta. A série explora caminhos entre ficção e poesia para analisar apagamentos históricos da identidade brasileira.

Serviço:

Endereço: Av. Paulista, 1578

Horário de Funcionamento: quarta a sexta-feira, das 10h às 18h; terça-feira, das 10h às 20h
Visitação à “Madalena Santos Reinbolt: uma cabeça cheia de planetas”: até 26 de fevereiro de 2023.
Visitação à “Judith Lauand: desvio concreto”: até 2 abril de 2023
Visitação à “Sala de Vídeo: Aline Motta”: até 22 de janeiro de 2023
Ingresso: R$25 - R$50


“Um século de agora” no Itaú Cultural


Foto: Ricardo de O. Lemos/Shutterstock

Outro acervo que você não vai querer deixar de ter uma clássica foto é o do Itaú Cultural, que é um instituto voltado para a pesquisa de arte e cultura brasileiras. Atualmente, o espaço também conta com uma exposição temporária chamada “Um século de agora”. Reunindo 25 artistas e coletivos de 11 estados nacionais, a mostra compõe um verdadeiro mosaico da cena artística brasileira contemporânea. Entre alguns dos destaques estão os artistas João Cândido da Silva e Dalva de Barros, que possuem mais de 80 anos e apresentam obras inéditas feitas especialmente para a ocasião.



João Cândido em seu ateliê em São Paulo. Foto: André Seiti / Itaú Cultural


Serviço:
Endereço: Av. Paulista, 149

Horário de Funcionamento: terça-feira a sábado, das 11h às 20h; domingo, das 11h às 19h
Visitação à “Um século de agora”: até 02 de abril de 2023
Ingresso: gratuito


“Xingu: contatos” e “Moderna pelo avesso” no IMS

Com sete andares e mais de 1.200 metros quadrados, o Instituto Moreira Salles possui um acervo referência em fotografia e audiovisual. Ao visitá-lo, aproveite para conferir as duas importantes exposições em cartaz “Xingu: contatos”  e “Moderna pelo avesso”. A primeira, reúne cerca de 200 itens com ênfase na produção audiovisual indígena contemporânea, incluindo filmes e obras produzidos especialmente para a exposição. A segunda, apresenta a produção fotográfica realizada em algumas das principais capitais brasileiras – Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Belém – durante a Primeira República, de 1889 a 1930.

Serviço:
Endereço: Av. Paulista, 2424

Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 22h
Visitação à “Xingu: contatos”: até 09 de abril de 2023
Visitação à “Moderna pelo avesso”: até 26 de fevereiro de 2023
Ingresso: gratuito


“Cria_experiências de invenção” na FIESP

Obra “Banho de Canto” de Stela Barbieri. Foto: Mateus Lustosa

O famoso prédio de fachada triangular da Avenida Paulista conta com uma programação perfeita para aproveitar também com a criançada. Em “Cria_experiências de invenção”, você pode se sentar numa cadeira e receber um banho de canto, ler a história da Chapéuzinho Vermelho, mas sem texto, apenas narrada por pictogramas gráficos estampados em 19 metros de parede, ou ainda, visitar um zoológico de bichos tipográficos. A curadoria reúne 31 trabalhos, que transitam entre as artes visuais – de artistas como Cao Guimarães e Regina Silveira –, música, literatura e cultura popular, no intuito de promover vivências plurissensoriais.


Serviço: 

Endereço: Avenida Paulista, 1313

Horário: quarta a domingo, das 10h às 20h

Visitação à “Cria_experiências de invenção”: até 19 de fevereiro de 2023

Ingresso: grátis

 

About the author

Giovana Nacca

Giovana Nacca é artista visual por formação universitária, redatora em portais de arte contemporânea e criadora de conteúdo no Instagram @gisplicando.